A revista Vice descobriu que o portal conservador The Daily Wire tem financiado propaganda contra Amber Heard nas redes sociais. Trata-se de uma campanha milionária de difamação, que busca engajamento com a promoção de postagens negativas para destruir a carreira da atriz e convencer o público de que Johnny Depp é inocente de suas acusações.
A disputa judicial da atriz com o ex-marido Johnny Depp tem sido o assunto com mais engajamento do ano, e o portal tem forte presença nas redes.
O The Daily Wire publica mais de 180 reportagens e análises diárias, feitas por um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Esta estrutura custa uma fortuna e é financiada com o objetivo explícito de influenciar a opinião pública a favor de pautas da direita.
O fato de Johnny Depp virar queridinho da direita é no mínimo bizarro. Mas não é ele quem importa e sim ela. O empoderamento de Amber Heard é inaceitável para a direita dos EUA.
A Vice apurou que foram produzidos vários textos e vídeos criticando o comportamento da atriz, que é bissexual assumida e, como ela mesma afirmou no artigo do jornal Washington Post que levou Depp a processá-la, sobrevivente de violência doméstica. Além do dinheiro gasto para produzir este conteúdo, foram investidos mais milhares de dólares para promovê-lo por diversos meios, buscando criar a impressão de maioria contra a atriz.
Segundo levantamento da empresa NewsWhip citado na reportagem da Vice, de 4 de abril a 16 de maio o caso Heard versus Depp foi o assunto com mais interações na redes sociais, superando até a guerra da Ucrânia.
Nas redes sociais, a maioria das postagens se alinha aos conteúdos patrocinados pela The Daily Wire, ridicularizando as acusações de Heard, que seria mentirosa, vagabunda e interesseira, a descrição tradicional da direita para uma mulher que ousa denunciar abusos.
O julgamento do processo de difamação vai acabar na próxima sexta (27/5), restando o veredito e da sentença nos próximos dias.