Divulgação/Warner Bros. Television

Mike Hagerty (1954–2022)

O ator Mike Hagerty, mais conhecido por viver o zelador do prédio de “Friends” (1994-2004), morreu no dia 29 de abril, de causa não revelada, aos 67 anos de idade. O falecimento só veio à tona nesta sexta (6/5), numa homenagem da protagonista de sua última série, “Alguém em Algum Lugar”.

O personagem de Hagerty, Mr. Treeger, apareceu em apenas cinco episódios de “Friends”, mas como as participações foram espaçadas – entre a 2º e a 8ª temporadas – , ele acabou marcando momentos bem diferentes da série. Entre suas aparições, destacam-se a tentativa de Ross (David Schwimmer) de tentar suborná-lo para arrumar o aquecedor do apê de Monica (Courteney Cox) e ainda uma tentativa de aprender a dançar com Joey (Matt LeBlanc).

Mr. Treeger também foi o último personagem mencionado pelo nome em “Friends”. No desfecho da série, Monica sugere que os amigos deixem as chaves do apartamento com ele, quando se despedem do prédio que serviu de cenário para a atração.

Antes de conseguir esse papel recorrente, ele trabalhava como figurante de filmes e fazia eventuais aparições em séries, numa carreira que vinha desde 1973 e inclui alguns clássicos, como as comédias “Chuva de Milhões” (1985), “Quanto Mais Idiota Melhor” (1992) e “Austin Powers” (1999).

Sua carreira deslanchou na época de “Friends”, quando também encaixou participações recorrentes em “The George Carlin Show” (1994–1995) e “The Home Court” (1995-1996).

Depois de “Friends”, ele teve um longo arco na comédia “Lucky Louie” (2006–2007), de Louis C.K., e integrou o elenco da minissérie “Mob City” (2013), primeiro trabalho de Frank Darabont após criar “The Walking Dead”.

Hagerty ainda pôde ser visto em episódios de “Anos Incríveis”, “Seinfeld”, “Plantão Médico”, “Grey’s Anatomy”, “Glee”, “CSI”, “Desperate Housewives”, “Medium”, “Projeto Mindy”, “Os Goldbergs”, “Shameless” e “Brooklyn Nine-Nine”, entre muitos outros. Até que neste ano conseguiu seu primeiro papel no elenco central de numa série semanal, integrando “Alguém em Algum Lugar”, lançada em janeiro pela HBO.

Na série, ele interpretava o pai fazendeiro da protagonista Sam, vivida por Bridget Everett.

Foi Everett quem anunciou sua morte. Ela usou as redes sociais para se despedir do colega.

“Eu passei a amar Mike no instante que eu o conheci”, disse a atriz. “Ele era muito especial, carinhoso, engraçado… Estamos devastados com a notícia da morte dele. Mike era amado por toda a equipe e elenco de ‘Alguém em Algum Lugar’.”