Globo encerra contrato com criador premiado de “As Five”

O diretor, roteirista e produtor Cao Hamburger teve seu contrato encerrado com a Globo após sete anos. Entre outras atrações, ele era responsável pelo sucesso de “As Five”, série da Globoplay derivada […]

Divulgação/Globo

O diretor, roteirista e produtor Cao Hamburger teve seu contrato encerrado com a Globo após sete anos. Entre outras atrações, ele era responsável pelo sucesso de “As Five”, série da Globoplay derivada de “Malhação”.

Em comunicado, a emissora reforçou sua política de estabelecer novos contratos apenas por obra e não mais para exclusividade no mercado.

“A Globo, em sintonia com as transformações do mercado, vem adotando novas dinâmicas de trabalho com seus talentos. E esse novo modelo de gestão de talentos permite que as parcerias sejam renovadas e em muitos outros formatos”, afirmou a empresa.

Hamburger já era um talento reconhecido quando foi contratado pela Globo. Criador do “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994–1997) e “Pedro e Bianca” (2012-2014) na TV Cultura, além de diretor dos filmes “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” (2006) e “Xingu” (2011), ele chegou na emissora em 2015 com a missão de escrever uma temporada de “Malhação”.

Lançada com o título de “Malhação: Viva a Diferença”, a temporada teve enorme repercussão com a inclusão de temas inéditos na novelinha da Globo, como homossexualidade, racismo, preconceito social, autismo e gravidez precoce, entre outros assuntos. Seu impacto cultural resultou no Emmy Internacional de Melhor Série (o segundo da carreira de Hamburger, que também venceu com “Pedro e Bianca”) e no posterior spin-off “As Five”.

Apesar do fim do contrato, a série “As Five”, com as personagens de “Viva a Diferença”, vai continuar a ser produzida pela Globoplay. Grande sucesso do streaming, a atração lançada em novembro de 2020 já está com a 2ª em andamento e encontra-se renovada até a 3ª temporada.

Atualmente, Cao Hamgurguer também está desenvolvendo uma cinebiografia do educador Paulo Freire e o longa-metragem “Escola sem Muros”, sobre a escola da comunidade de Heliópolis (maior favela de São Paulo) que virou exemplo de gestão educacional, em parceria com a Globo Filmes.