Forest Whitaker será homenageado pelo Festival de Cannes

O ator Forest Whitaker (“Pantera Negra”) vai receber um reconhecimento especial por sua carreira no no Festival de Cannes de 2022. Ele será homenageado com a Palma de Ouro honorária deste ano. […]

Instagram/Festival de Cannes

O ator Forest Whitaker (“Pantera Negra”) vai receber um reconhecimento especial por sua carreira no no Festival de Cannes de 2022. Ele será homenageado com a Palma de Ouro honorária deste ano.

“O prêmio saúda sua brilhante carreira artística, sua rara personalidade e seu compromisso humanitário”, disseram os organizadores no Instagram oficial do evento.

“Estou profundamente emocionado por receber a Palma de Ouro Honorária no 75º Festival de Cannes!”, comentou Whitaker em suas próprias redes sociais. “34 anos atrás, ser nomeado Melhor Ator em Cannes por minha atuação em ‘Bird’ lançou minha carreira internacional – por isso é especialmente significativo retornar para esta honra”, completou, lembrando a data em que venceu seu primeiro prêmio como ator, no Festival de Cannes de 1988.

Além de seu troféu em Cannes pelo filme biográfico do músico Charlie “Bird” Parker, dirigido por Clint Eastwood, Whitaker também tem um Oscar de Melhor Ator por “O Último Rei da Escócia” (2006), de Kevin Macdonald.

A homenagem ao ator será entregue na abertura do festival, que será realizado de 17 a 28 de maio na Riviera Francesa.

A Palma de Ouro honorária é dada a artistas de trajetória profissional impactante. A atriz e diretora Jodie Foster foi a última a receber o prêmio, no ano passado.