Instagram/ABC

Apple adia lançamento do novo filme de Will Smith

A Apple TV+ decidiu adiar o lançamento do novo filme Will Smith. Após a controvérsia do tapa em Chris Rock durante o Oscar deste ano, vários projetos do ator têm sido adiados. Mas “Emacipation” era o único que estava pronto para estrear.

Ele deveria chegar no streaming e em circuito cinematográfico limitado no outono norte-americano (nossa primavera) para aproveitar a temporada de festivais de cinemas e se posicionar para o próximo Oscar. Porém, sua estreia foi adiada para 2023, ainda sem data específica.

O adiamento aconteceu um mês após a Netflix tirar “Fast and Loose”, um novo thriller de ação estrelado por Will Smith, de seu cronograma de produção.

“Emancipation” é baseado na história real do escravo Peter, que ficou famoso no século 19 após fugir de seu “dono” e torturador e posar para uma foto expondo as cicatrizes de crueldade nas suas costas – marcas de um chicoteamento que quase o matou.

A foto se tornou conhecida como “Scourged Back” e “viralizou” após ser publicada em uma série de veículos de imprensa em 1863, criando um impacto similar ao do assassinato de George Floyd em sua época. Estudiosos apontam a foto como uma das influências do crescimento do movimento abolicionista, que levou ao fim da escravidão nos EUA. De fato, pouco depois de sua publicação, países europeus anunciaram que deixariam de comprar algodão dos estados do sul dos EUA, onde a escravidão ainda era praticada.

Apesar de todo este contexto histórico, “Emancipation” é descrito por seus produtores como um “thriller de ação” focado na fuga de Peter de seus captores. ´

A direção é assinada por Antoine Fuqua (“Dia de Treinamento”, “O Protetor”) e, além de estrelar, Smith também é um dos produtores do longa, que concluiu suas filmagens no ano passado.