Pink Floyd lança primeira música inédita em 28 anos

A banda Pink Floyd lançou sua primeira música inédita em 28 anos em apoio à Ucrânia, país que está sendo destruído por tropas militares da Rússia. Intitulada “Hey Hey Rise Up”, a […]

Divulgação/Pink Floyd

A banda Pink Floyd lançou sua primeira música inédita em 28 anos em apoio à Ucrânia, país que está sendo destruído por tropas militares da Rússia. Intitulada “Hey Hey Rise Up”, a gravação ganhou um clipe com direção de Mat Whitecross (do filme “Spike Island” e de muitos clipes da banda Coldplay) e todos os lucros de suas visualização e comercialização serão destinados para a população ucraniana.

O guitarrista David Gilmour, de 76 anos, o baterista Nick Mason, 78, o baixista Guy Pratt, 60, e o tecladista Nitin Sawhney, 57, se juntaram em uma sessão de gravação secreta em 30 de março para realizar o trabalho. Apenas os dois primeiros fizeram parte da era de ouro da banda, cujo último álbum, “The Division Bell”, foi lançado em 1994.

A música conta com participação do cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da banda Boombox, que desistiu de sua turnê nos Estados Unidos para lutar por seu país. Recentemente, ele publicou no Instagram um vídeo em que aparece uniformizado e armado na Praça Sofiyskaya, em Kiev, cantando sem acompanhamento a música de protesto de guerra “The Red Viburnum In The Meadow”.

Gilmour já tinha tocado com a banda de Khlyvnyuk em 2015, em um show beneficente em Londres, e ao ver o vídeo da rede social o procurou com a ideia da parceria. Como resultado do contato, a interpretação do Instagram acabou incorporada em “Hey Hey Rise Up”.

“Espero que a música receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias. Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir um país democrático e independente”, disse David Gilmor, que tem uma nora e netos ucranianos.