HBO Max anuncia primeiro “dorama” brasileiro

A HBO Max anunciou ter começado a produção de “Além do Guarda-Roupa”, o primeiro dorama brasileiro da plataforma. As gravações estão acontecendo no bairro do Bom Retiro, que concentra a comunidade coreana […]

Divulgação/HBO Max

A HBO Max anunciou ter começado a produção de “Além do Guarda-Roupa”, o primeiro dorama brasileiro da plataforma.

As gravações estão acontecendo no bairro do Bom Retiro, que concentra a comunidade coreana em São Paulo, e destacam Sharon Blanche, filha de imigrantes coreanos, no papel da adolescente Carol.

Aspirante a bailarina, a personagem quer distância de tudo que vem da Coreia, desde que foi abandonada pelo seu pai coreano. Mas seu guarda-roupa tem outros planos. Ele abre um portal mágico para (não é Nárnia) o dormitório do ACT, o maior grupo fictício de K-pop do mundo, o que faz com que seu espaço seja invadido por ídolos da música pop, virando seu mundo de ponta cabeça.

A trama também será estrelada por atores coreanos como Kim Woojin (que é ex-integrante do grupo Stray Kids), Jin Kwon (do grupo Newkidd), Lee Min Wook e Jae Chan, intérpretes dos astros de K-pop, que estão em São Paulo para trabalhar na produção.

“Este é nosso primeiro dorama brasileiro e acreditamos muito nesta nova produção, pois sabemos que há milhares de fãs da cultura coreana na América Latina. Todo o cuidado e a garantia de qualidade, característicos das produções Max Originals, podem ser esperados em ‘Além do Guarda-Roupa’. Contar com a participação de jovens talentos do K-pop traz ainda mais autenticidade e realidade desta cultura especial à produção”, disse Tomás Yankelevich, diretor de conteúdo da Warner Bros. Discovery, em comunicado.

Além do estilo musical K-pop (Korean pop), que é fenômeno mundial, o dorama (também conhecido como K-drama) é outro tipo de produção marcante da Coreia do Sul. A denominação caracteriza minisséries marcadas por romance e melodrama, geralmente envolvendo personagens jovens – e, curiosamente, nem sempre são dramas.

Uma aproximação nacional para ajudar a entender a lógica dos doramas seria como se “Malhação” virasse um gênero próprio, com menos capítulos e exibição semanal, multiplicando-se em inúmeras séries (opa, então “As Five” é dorama?).