Teaser apresenta aventura final da atual Doctor Who

A rede britânica BBC divulgou o teaser da aventura final de Jodie Whittaker no papel-título de “Doctor Who”. O especial, intitulado “Centenary Special”, vai mostrar a regeneração da Doutora em um novo […]

Divulgação/BBC

A rede britânica BBC divulgou o teaser da aventura final de Jodie Whittaker no papel-título de “Doctor Who”. O especial, intitulado “Centenary Special”, vai mostrar a regeneração da Doutora em um novo protagonista.

O artifício narrativo, que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que Doctor Who é ferido de morte, ele(a) se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi a forma encontrada pelos produtores para continuar a série quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro Doctor Who, resolveu largar o papel na metade da 4ª temporada original (exibida em 1966).

Junto da Doutora e seus atuais companheiros de viagem, Yas (Mandip Gill) e Dan (John Lewis), a prévia explora a longa duração da série com a volta de personagens antigas.

Duas coadjuvantes especiais vem dos anos 1980: Tegan Jovanka (Janet Fielding), que teve aventuras com o quarto e mais famoso Doctor Who (Tom Baker) e também o quinto (Peter Davison), e Ace (Sophie Aldred), parceira de jornada do sétimo e último Doctor Who (Sylvester McCoy) da atração original.

Além delas, também retornam Kate Stewart (Jemma Redgrave), introduzida na 7ª temporada do reboot (exibida em 2012) quando Matt Smith era o Doutor, e duas novidades da recente 13ª temporada: Vinder (Jacob Anderson) e a nova regeneração do Mestre, interpretada por Sacha Dhawan.

Após este especial, “Doctor Who” terá um novo protagonista, que ainda não foi anunciado, e um novo showrunner: Russell T. Davis, num retorno à franquia após ter sido o responsável pelo reboot de 2005 – que resgatou a antiga atração originalmente cancelada em 1989.

“Centenary Special” tem previsão de estreia no outono britânico (nossa primavera). A propósito, o centenário mencionado no título refere-se aos 100 anos da BBC, fundada em 18 de outubro de 1922 como um serviço de rádio do Reino Unido.

A série é distribuída no Brasil pela Globoplay.