10 filmes novos para ver em casa

Um filme inédito premiado no Oscar 2022 é o grande destaque da programação de estreias digitais da semana, que ainda tem boas opções para quem gosta de espionagem, thriller policial, comédia romântica […]

Divulgação/Searchlight Pictures

Um filme inédito premiado no Oscar 2022 é o grande destaque da programação de estreias digitais da semana, que ainda tem boas opções para quem gosta de espionagem, thriller policial, comédia romântica e drama, sem esquecer um documentário importante sobre a Cracolândia de São Paulo.

Confira abaixo os 10 principais lançamentos das plataformas de assinatura e VOD, com informações detalhadas e seus respectivos trailers.

 

OS OLHOS DE TAMMY FAYE | STAR+

Jessica Chastain (“It: Parte 2”) venceu o Oscar 2022 de Melhor Atriz ao interpretar, com muita maquiagem prostética, o papel principal deste filme, inédito nos cinemas do Brasil. O drama conta como a televangelista americana Tammy Faye Bakker construiu um império religioso com seu marido Jim Bakker (vivido por Andrew Garfield, de “O Espetacular Homem-Aranha”) nas décadas de 1970 e 80, até ele ser preso por vários crimes de fraude e conspiração criminal em 1989. Sozinha, ele ficou ainda mais em evidência, passando a ser conhecida pela personalidade excêntrica e glamourosa – quase como uma caricatura na performance de Chastain.

Escrito por Abe Sylvia (roteirista das séries “Disque Amiga para Matar” e “Nurse Jackie”) e dirigido por Michael Showalter (criador de “Search Party” e “Wet Hot American Summer”), o filme aproveita para desconstruir a defensora do materialismo da “teologia da riqueza”, que rachou com os televangelistas mais tradicionais ao defender pontos de vista éticos, particularmente na aceitação da comunidade LGBTQIAP+ e por oferecer apoio aos pacientes com HIV no auge da epidemia de AIDS.

 

ALL THE OLD KNIVES | AMAZON PRIME VIDEO

O thriller cerebral de espionagem à moda antiga é valorizado pela química do casal de protagonistas, Chris Pine (“Mulher-Maravilha 1984”) e Thandiwe Newton (“Westworld”). Apresentada em dois tempos distintos, a trama reverbera uma missão que deu errada em Viena e o reencontro dos dois ex-amantes e parceiros de equipe na Califórnia, anos depois, quando ele investiga se ela era uma agente dupla. Só que, mesmo depois de quase uma década, os sentimentos entre os dois continuam intactos e interferem em seu julgamento.

O filme é uma adaptação do romance homônimo de Olen Steinhauer (criador da série “Berlin Station”), que assina o roteiro, e tem direção do dinamarquês Janus Metz (“Borg vs McEnroe”). Além do casal central, o elenco ainda conta com Laurence Fishburne (“Matrix”) e Jonathan Pryce (“Dois Papas”).

 

METAL LORDS | NETFLIX

Esta simpática comédia adolescente é mais uma história de garoto que conhece uma garota e… a convida para tocar baixo em sua banda. Como é regra, esta paixão pelo rock vai precisar superar obstáculos, em especial o guitarrista metaleiro que quer mais morte e destruição que uma love story em seu rock pesado.

Mas o que parece um filme sem grande pretensões é resultado do encontro improvável de grandes talentos de áreas distintas. A trama foi concebida por ninguém menos que D.B. Weiss, um dos criadores de “Game of Thrones”, dirigida por Peter Sollett, do cultuado romance roqueiro “Nick & Norah: Uma Noite de Amor e Música”, e produzida por Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine.

Já o elenco destaca Jaeden Martell (“It – A Coisa”) e Isis Hainsworth (“Emma.”) como o casal central, e inclui até Noah Urrea, cantor da banda pop infanto-juvenil Now United, fingindo-se de roqueiro.

 

FURIOZA | NETFLIX

Furioza é o nome de um grupo hooligan que frequenta jogos de futebol na Polônia apenas para causar confusão e se envolver em brigas com torcidas rivais. Cada vez mais violentos, os vândalos chamam atenção da Justiça. Visando desvendar as ligações dos torcedores com o crime organizado, uma policial faz uma proposta ousada a um ex-namorado hooligan: ou ele se torna seu informante ou o irmão dele, envolvido nas ações, vai para a prisão com uma sentença pesada. Com cenas de violência brutal, o suspense criminal foi indicado a três Águias (o Oscar polonês).

 

ZONA DE CONFRONTO | NETFLIX

O premiado e violento filme dinamarquês acompanha dois policiais em patrulha num bairro de imigrantes árabes, que se veem cercados por uma turba cansada de racismo e precisam lutar por suas vidas. Indicado a 11 prêmios Robert (o Oscar dinamarquês), venceu dois, inclusive Melhor Atriz Coadjuvante para Özlem Saglanmak (“Filhos da Dinamarca”). O elenco também destaca Jacob Lohmann (“Loucos por Justiça”) e Simon Sears (“Sombra e Ossos”) como a dupla policial.

 

 

AS GAROTAS DE CRISTAL | NETFLIX

Sentindo a pressão que levou sua antecessora ao suicídio e o isolamento do ciúme das preteridas ao papel principal de um grande balé, a nova Prima Ballerina ignora conselhos e arrisca fazer amizade com uma colega, buscando criar um mundo só delas, longe da realidade. A produção espanhola volta a juntar a atriz Maria Pedraza (de “Elite” e “La Casa de Papel”) com o diretor Jota Linares após “Quem Você Levaria para uma Ilha Deserta?”, de 2019.

CONSEQUÊNCIAS | NOW

Premiado no Festival de Varsóvia, o drama psicológico gira em torno de um casal que vive às margens de um lago que atrai muitos pescadores. Até que um dia, inexplicavelmente, todos os peixes aparecem mortos. Enquanto o homem tenta repovoar a fauna do local, a esposa decide procurar emprego longe dali. Com o relacionamento do casal cada vez mais próximo do fim, uma mulher misteriosa surge em busca de refúgio, aumentando a instabilidade geral. O trio é interpretado por astros de filmes húngaros consagrados: Alexandra Borbély (“De Corpo e Alma”), Bogdan Dumitrache (“Instinto Materno”) e Diána Magdolna Kiss (“Deus Branco”).

 

UM AMOR NECESSÁRIO | NOW

A comédia francesa aborda o começo de um romance com humor bastante peculiar. Uma mulher impulsiva, que tem o carro roubado numa região de nudistas, invade repentinamente a rotina do policial que investiga o crime, fazendo-o repensar seu estilo de vida e até sua própria família. O elenco destaca Maud Wyler (“Instituto Voltaire”) e Swann Arlaud (“Como Virei Super-Herói”) como o casal central, e Nicolas Maury (“Garoto Chiffon”) e Fanny Ardant (a eterna “A Mulher do Lado”) como os parentes invasivos de Arlaud.

 

A BELA E OS CÃES | NOW

Antes de receber indicação ao Oscar com “O Homem que Vendeu sua Pele” (2020), o tunisiano Kaouther Ben Hania já chamava atenção em 2017 com esta denúncia de abuso filmada em seu país natal, mas que podia acontecer em qualquer outro lugar, especialmente no Brasil. No drama, uma estudante universitária procura ajuda após uma agressão brutal, mas enfrenta um pesadelo burocrático quando revela que seus agressores são policiais. Foi exibido no Festival de Cannes e premiado no Festival de Valladolid, na Espanha.

 

CRACOLÂNDIA | NOW, VIVO PLAY, VOD*

O cineasta Edu Felistoque (“Inversão”) chegou a se infiltrar barbudo em meio à Cracolândia para gravar com celular o impressionante fluxo de usuários de drogas, que persiste intocado no centro de São Paulo. Mas o preço das imagens foi ser injetado com uma seringa usada, contendo líquido não identificado, por uma trans empedrada. “Para mim, foi uma cobertura de guerra, mas nessa guerra eu conseguia chegar de metrô”, ele descreveu.

Repleto de imagens impactantes, o documentário exibido na Mostra de São Paulo passada não é só registro do caos. Mais que isso, traz entrevistas com viciados, policiais, integrantes de ONGs e pesquisadores, em busca de soluções.

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Google Play, Looke, Microsoft Store e YouTube, entre outras, sem necessidade de assinatura mensal.