Sindicato dos Atores dos EUA condena atitude de Will Smith

O Sindicato dos Atores dos EUA, conhecido pela sigla SAG-AFTRA, condenou nesta segunda (28/3) a agressão de Will Smith ao apresentador do Oscar Chris Rock na cerimônia realizada na noite de domingo. […]

Instagram/SAG Awards

O Sindicato dos Atores dos EUA, conhecido pela sigla SAG-AFTRA, condenou nesta segunda (28/3) a agressão de Will Smith ao apresentador do Oscar Chris Rock na cerimônia realizada na noite de domingo. Em comunicado, o Sindicato descreveu o comportamento do ator como “inaceitável” e indicou que o assunto está sendo analisado para uma ação disciplinar.

Pouco antes de vencer o Oscar de Melhor Ator, Smith deu um tapa na cara de Chris Rock, reagindo a uma piada sobre a careca de sua esposa, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia.

“Como o sindicato que representa os apresentadores e outros artistas que trabalham no Oscar, o SAG-AFTRA está focado em garantir que nossos membros sempre trabalhem em um ambiente seguro”, diz o texto divulgado pela entidade.

“Violência ou abuso físico no local de trabalho nunca é apropriado e o sindicato condena tal conduta. O incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock no Oscar de ontem à noite foi inaceitável. Entramos em contato com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e a [rede de TV] ABC sobre esse incidente e trabalharemos para garantir que esse comportamento seja abordado adequadamente. O SAG-AFTRA não comenta nenhum processo disciplinar pendente de seus membros.”

Vale lembrar que, além do Oscar, Will Smith venceu o SAG Award (premiação do sindicato) como Melhor Ator por “King Richard”.

A Academia também emitiu uma declaração severa nesta segunda-feira, indicando que, além de condenar a atitude de Will Smith, pretende explorar “ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia”.