Silvio de Abreu quer que novelas da HBO Max sejam chamadas de telesséries

O autor Silvio de Abreu, atualmente responsável pela produção das primeiras novelas da HBO Max em toda a América Latina, defendeu uma nova nomenclatura para o formato, que tem sido usada desde […]

Divulgação/Globo

O autor Silvio de Abreu, atualmente responsável pela produção das primeiras novelas da HBO Max em toda a América Latina, defendeu uma nova nomenclatura para o formato, que tem sido usada desde o anúncio de que a plataforma investiria no gênero. Ele tenta emplacar o nome “telesséries”.

Segundo Abreu, existiriam diferenças entre os formatos.

A defesa do novo nome foi feita no “Programa de Todos os Programas”. O autor de “Guerra dos Sexos” e “A Próxima Vítima” tentou explicar que “telessérie” não é uma forma diferente de dizer novela.

“A novela tem 200 capítulos, é assistida todos os dias. Como não é todo mundo que a assiste todos os dias, ela tem que ser repetitiva (…), porque quando a gente faz uma novela, tem muito medo de uma pessoa que não viu um capítulo perder o outro. E é normal a pessoa perder um capítulo, porque se ela não estiver em casa naquele horário, ela não vai ver”, explicou.

“Então, numa novela de 200 capítulos, se você ‘espremer’, a história tem 50, e o resto é repetição. A telessérie não tem isso porque a pessoa assiste na hora que ela quiser, no lugar que ela quiser. Então não tenho porque ficar repetindo. E isso já muda o todo”, completou Silvio de Abreu, afirmando que a “telessérie” terá a profundidade dos personagens de uma série, mas terá o melodrama e o folhetim das novelas.

Muito bom, muito bem, mas a própria Globo, com Sílvio de Abreu à frente de seu departamento dramático, também já tentou emplacar “maxissérie” para definir as novelas mais curtas exibidas após as 22h. Não pegou.

Uma dessas “maxisséries” foi o fenômeno “Verdades Secretas” (2015), que ganhou uma continuação no final do ano passado. Exibida com exclusividade na Globoplay, “Verdades Secretas 2” teve seu lançamento exaltado pelo grupo Globo como “a primeira novela do streaming”.

As “pessoas” assistiram a “Verdades Secretas 2” na hora que elas quiseram, no lugar que elas quiseram. O texto foi enxuto, sem ser repetitivo, e os episódios não foram exibidos diariamente. “Verdades Secretas 2” foi uma novela que Sílvio de Abreu chamaria de “telessérie”.

Para complicar ainda mais a defesa do novo nome, telessérie era como a Globo chamava as séries normais antigamente, na época dos “enlatados”.

A primeira novela da HBO Max vai se chamar “Segundas Intenções” e contará em seu elenco com Camila Pitanga e Murilo Rosa, com possível participação ainda de Antonio Fagundes. O roteiro é de Raphael Montes (“Bom Dia, Verônica”) e direção de Joana Jabace (“Segunda Chamada”).

As gravações vão começar após um concurso do programa “Faustão na Band” definir uma atriz para a produção. A estreia está prevista apenas para 2023.