Os 10 melhores filmes que estreiam em streaming

Dos filmes infantis aos filmes de guerra, da fábula romanceada ao terror sanguinário, as 10 melhores estreias de streaming e VOD da semana trazem opções para os públicos mais variados. Confira abaixo […]

Divulgação/Disney+

Dos filmes infantis aos filmes de guerra, da fábula romanceada ao terror sanguinário, as 10 melhores estreias de streaming e VOD da semana trazem opções para os públicos mais variados.

Confira abaixo a seleção de títulos com os principais detalhes e seus respectivos trailers.

 

RED – CRESCER É UMA FERA | DISNEY+

Lançado com exclusividade na Disney+, “Red” é o primeiro longa da cineasta Domee Shi, que venceu o Oscar de Melhor Curta de Animação com outra produção da Pixar, “Bao”, em 2019. Ela assina roteiro e direção da animação que conta a história de Mei, uma adolescente determinada de 13 anos que vira uma panda vermelha gigante quando fica muito agitada.

Já é o terceiro longa consecutivo da Pixar que a Disney tira dos cinemas. A mesma decisão afetou “Luca” (2021) e “Soul” (2020), distribuídos em streaming apesar de terem sido concebidos para a tela grande. “Soul”, inclusive, venceu o Oscar de Melhor Animação.

Exaltado com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme destaca a menina Rosalie Chiang (“Clique Wars”) como a voz original da protagonista e Sandra Oh (“Killing Eve”) na dublagem de sua mãe superprotetora – para quem preferir assistir legendado.

 

TURMA DA MÔNICA: LIÇÕES | AMAZON PRIME VIDEO

A adaptação dos quadrinhos de Mauricio de Sousa fechou 2021 como maior bilheteria do cinema nacional. Produção infantil de altíssima qualidade, bem melhor que o primeiro longa, explora o amadurecimento dos personagens famosos, mostrando as consequências de tentar fugir às reponsabilidades escolares. Pegos, os jovens protagonistas são separados pelos pais a forçados a encarar desafios pessoais.

Enquanto Mônica (Giulia Benite) troca de colégio, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) passam a ter atividades extracurriculares durante as folgas, o que lhes permite conhecer outras pessoas – isto é, outros personagens dos quadrinhos – e crescer individualmente. Com isso, também abrem as portas para um “universo Mauricio de Sousa” nas telas.

Assim como em “Turma da Mônica - Laços”, a continuação é baseada numa graphic novel dos irmãos Lu e Vitor Cafaggi e a direção é novamente assinada por Daniel Rezende.

 

O PROJETO ADAM | NETFLIX

A aventura com DNA dos anos 1980 traz Ryan Reynolds numa jornada ao passado para impedir seu falecido pai de inventar as viagens no tempo. Mas ao ser perseguido por inimigos do futuro, ele precisa se aliar a sua versão de 13 anos de idade para cumprir sua missão.

O elenco inclui Mark Ruffalo (“Vingadores: Ultimato”) e Jennifer Garner (“O Dia do Sim”) – que foram um casal de sucesso em “De Repente 30” (2004) – como os pais do protagonista, Zoe Saldana (“Guardiões da Galáxia”) como sua esposa e o estreante Walker Scobell como sua versão mirim.

Com 70% de aprovação, a produção exclusiva da Netflix volta a juntar Reynolds e o diretor Shawn Levy após o sucesso de “Free Guy: Assumindo o Controle”, que se tornou um dos grandes êxitos da Disney durante a pandemia.

 

PÂNICO | NOW, VIVO PLAY, VOD*

O primeiro “Pânico” sem a assinatura do diretor Wes Craven, falecido em 2015, volta a reunir os três sobreviventes interpretados por Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette quando um novo assassino mascarado começa a matar adolescentes em sua cidadezinha. No clima autorreferencial que marca a franquia, o trio logo percebe que as vítimas atuais têm relação com os personagens do primeiro filme. E qualquer um deles pode ser o assassino ou o próximo a morrer.

Dirigido pela dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que assinaram o bom terrir “Casamento Sangrento” (Ready or Not), o filme fez um sucesso acima das expectativas entre público e crítica (76% de aprovação) e já garantiu continuação.

 

HEADHUNTERS | MUBI

O suspense nórdico de 2011 foi a primeira adaptação cinematográfica dos thrillers literários de Jo Nesbø (“Boneco de Neve”) e projetou o cineasta Morten Tyldum no mercado internacional – três anos depois, ele disputou o Oscar de Melhor Direção por “Jogo da Imitação”. O filme fez tanto sucesso que vai virar série, atualmente em produção na Noruega.

A trama é um jogo tenso de gato e rato. Gira em torno da obsessão de um executivo realizado, que secretamente rouba obras de arte de seus clientes e arrisca tudo para obter um quadro valioso de propriedade de um ex-mercenário. A dupla central é vivida por Aksel Hennie (“O Paradoxo Cloverfield) e Nikolaj Coster-Waldau (no começo do fenômeno “Game of Thrones”), que embarcam numa jornada de destruição mútua assegurada, numa luta sem regras um contra o outro.

 

NOVE DIAS | NOW, VIVO PLAY, VOD*

Uma das boas surpresas de 2020 (89% no Rotten Tomatoes), que venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Sundance, finalmente chega ao streaming. O que permite que o público nacional conheça melhor o trabalho de um cineasta brasileiro que encantou os EUA.

Estreia do paulista Edson Oda, “Nove Dias” conta com produção do americano Spike Jonze (“Ela”) e um elenco hollywoodiano, encabeçado por Winston Duke (“Pantera Negra”), Zazie Beetz (“Coringa”), Bill Skarsgård (“It: A Coisa”), Benedict Wong (“Doutor Estranho”) e Tony Hale (“Veep”). Eles interpretam uma trama metafísica, em que o personagem de Duke entrevista almas candidatas a nascer na Terra.

 

UNDINE | NOW, VIVO PLAY, VOD*

Um dos melhores filmes de 2020 (90% no Rotten Tomatoes), o drama do alemão Christian Petzold (“Em Trânsito”) consagrou Paula Beer (parceira de “Em Trânsito”) como Melhor Atriz no Festival de Berlim e na premiação da Academia Europeia de Cinema. Ela interpreta uma sereia urbana que precisa lidar com o fim de um relacionamento, numa abordagem cheia de referências aquáticas e que não perde de vista a inspiração nas fábulas encantadas.

 

O BOMBARDEIO | NETFLIX

O drama dinamarquês é baseado numa tragédia real, o bombardeio que resultou em 104 mortos, sendo 86 crianças, realizado por forças aliadas que confundiram uma escola de Copenhague com um QG dos invasores nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Uma paulada de Ole Bornedal (“Instintos Diabólicos”), que escalou sua filha Fanny Bornedal como uma das personagens centrais e conquistou dois prêmios da Academia Dinamarquesa de Cinema.

 

EM CAMPO MINADO | NOW, VIVO PLAY, VOD*

Suspense intenso, a estreia do diretor Paul Katis se passa durante a guerra contra o Talibã no Afeganistão. Durante uma patrulha, soldados britânicos vão parar no meio de um campo minado, que pode matar ou mutilar a todos ao menor movimento em falso.

Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, concorreu ao BAFTA (o Oscar britânico) e venceu quatro prêmios internacionais em 2015.

 

UMA RELAÇÃO DELICADA | NOW, VIVO PLAY, VOD*

Uma médica que vive em uma grande cidade decide que a mãe, que acabou de enviuvar no interior, deve morar com ela para não ficar sozinha. Mas o ato de afeto logo se revela uma experiência sufocante para a mãe, e a convivência faz com que o relacionamento entre elas entre em colapso.

Vencedor do Festival de Milão, o drama de Linda Dombrovszky (“Don Juan Kopaszodik”) é uma adaptação do livro homônimo da autora húngara Magda Szabó.

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Google Play, Looke, Microsoft Store e YouTube, entre outras, sem necessidade de assinatura mensal.