Musical “Amor, Sublime Amor” é a principal estreia nos cinemas
O principal destaque dos cinemas nesta quinta (9/12) é “Amor, Sublime Amor”, nova filmagem de um dos mais famosos musicais da Broadway com direção de Steven Spielberg. Mas são ao todo uma […]
Divulgação/20th Century Studios
O principal destaque dos cinemas nesta quinta (9/12) é “Amor, Sublime Amor”, nova filmagem de um dos mais famosos musicais da Broadway com direção de Steven Spielberg. Mas são ao todo uma dúzia de estreias, incluindo lançamentos tardios e premiados de 2020, diretores brasileiros com impacto internacional, uma atração da Netflix com elenco estelar e até o relançamento do primeiro “Matrix”.
Ao lado do musical, o desenho “Família Monstro 2” e o thriller de ação “Missão Resgate” são os títulos com distribuição mais ampla.
Os demais chegam em poucas cidades, no circuito limitado que iniciativas do governo federal, como o veto de Bolsonaro ao Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), tem se esforçado para diminuir ainda mais.
Confira abaixo todos as estreias e seus respectivos trailers.
No novo thriller estrelado por Liam Neeson, um comboio de caminhões percorre uma perigosa estrada de gelo sobre um lago congelado para salvar mineiros após o desabamento de uma mina. Só que, além dos desafios da natureza, há outras forças – humanas – trabalhando para impedi-los. Avaliado com apenas 44% de aprovação, o filme tem roteiro e direção de Jonathan Hensleigh, que escreveu o blockbuster dos anos 1990 “Armageddon”.
Uma das boas surpresas do ano passado, vencedor do prêmio de roteiro no Festival de Sundance, finalmente chega ao país. O que permite que o público nacional conheça o trabalho de um cineasta brasileiro que encantou os EUA. Estreia do paulista Edson Oda, “Nove Dias” conta com produção do americano Spike Jonze (“Ela”) e um elenco hollywoodiano, encabeçado por Winston Duke (“Pantera Negra”), Zazie Beetz (“Coringa”), Bill Skarsgård (“It: A Coisa”), Benedict Wong (“Doutor Estranho”) e Tony Hale (“Veep”). Eles interpretam uma trama metafísica, em que o personagem de Duke entrevista almas candidatas a nascer na Terra.
Primeiro longa do mato-grossense Madiano Marcheti, de 32 anos, “Madalena” também circulou o mundo antes de chegar no Brasil. Desde a première no Festival de Roterdã, na Holanda, em fevereiro passado, conquistou prêmios em festivais de cinema do México, Peru e Turquia, arrancando elogios da imprensa internacional. A trama gira em torno do assassinato da personagem-título, uma mulher trans que tem o corpo largado em uma plantação de soja. A partir daí, a história se desdobra sob o ponto de vista de três personagens ligados à vítima, além de abordar o universo do agronegócio, ainda pouco explorado pelo cinema brasileiro.
Outro destaque de 2020, “Yalda” foi o grande vencedor internacional do Festival de Sundance e ainda rendeu ao cineasta iraniano Massoud Bakhshi o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Sofia. A história totalmente surreal, mas baseada em fatos reais, acompanha uma jovem condenada à morte por assassinar o marido, que ganha uma chance inusitada de comutar sua sentença, bastando para isso conseguir o perdão de sua enteada (bem mais velha que ela) num reality show televisivo!
Mais um cult tardio de 2020 incluído na semana, o drama teen LGBTQIAP+ da alemã Leonie Krippendorff (“Loving Her”) acompanha uma adolescente tímida de 14 anos, que embarca em um verão de mudanças e descobertas pessoais ao se perceber atraída por outra garota. Venceu três prêmios internacionais e tem “somente” 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, num apanhado com 12 críticas elogiosíssimas.
O primeiro longa de Pedro de Lima Marques é uma rara produção de ficção científica brasileira. O diretor é especialista em efeitos digitais e também assina o longa como artista visual, adequando os evidentes limites da produção independente gaúcha a uma trama de viagem no tempo, em que exterminadores do futuro buscam um jovem de 1999 para impedir… o bug do milênio? Não, um futuro distópico caracterizado pela falta de comida – basicamente, 2021, mas o roteiro situa mais para frente, em 2165. O Brasil já demonstrou ser capaz de trabalhar o gênero com séries na Netflix, mas um pouco de politização faz maior diferença em tramas genéricas.
A superprodução de fim de ano da Netflix chama atenção pelo elenco estelar, que traz Leonardo DiCaprio (vencedor do Oscar por “O Regresso”) e Jennifer Lawrence (vencedora do Oscar por “O Lado Bom da Vida”) tentando alertar sobre a aproximação de um cometa capaz de destruir a Terra. Escrito e dirigido por Adam McKay (vencedor do Oscar por “A Grande Aposta”), o longa ainda inclui Meryl Streep (vencedora do Oscar por “A Dama de Ferro” e outros), Jonah Hill (“O Lobo de Wall Street”), Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok”), Timothée Chalamet (“Me Chame pelo seu Nome”) e até a cantora Ariana Grande (“Sam & Cat”) em seu elenco. Mas se sobram estrelas, faltou um pouco de graça, como atesta a aprovação de 58% no Rotten Tomatoes.
A distribuidora PlayArte tem trazido muitos terrores russos ao Brasil. Difícil decidir qual é o pior, mas este consegue ser especialmente espantoso, envolvendo uma babá bruxa.
A continuação da comédia italiana “E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!” segue a família original, desta vez completa e em clima natalino. Assim como o longa de 2019, foi um grande sucesso comercial italiano, ao ser lançado originalmente no Natal passado.
A animação alemã acompanha uma família comum transformada em monstros – ou em designs rejeitados do “Hotel Transilvânia”. A trama da sequência mostra sua tentativa de salvar amigos de uma famosa caçadora de monstros, mas só consegue piorar a franquia, recebida com 10% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Spoiler: Neo (Keanu Reeves) escolhe a pílula vermelha. E o cinema nunca mais se recupera. Kung Fu digital da época em que as irmãs Wachowski ainda eram irmãos, o filme de 1999 tornou-se um dos mais influentes de todos os tempos ao misturar discussão metafísica com estética de videogame, trama de super-herói com distopia futurista, e filosofia grega com artes marciais. Até hoje rende discussões… e continuações. O relançamento tem o objetivo de preparar a volta da franquia, que retorna aos cinemas com o inédito “Matrix Ressurrections”, principal estreia do próximo dia 22.