Joni Mitchell transforma hit de 50 anos em clipe inédito de Natal

A cantora Joni Mitchell divulgou em sua página oficial do YouTube o clipe de “River”, música do álbum clássico “Blue”, que completou 50 anos em junho passado. Ela tinha 28 anos quando […]

Divulgação/Warner

A cantora Joni Mitchell divulgou em sua página oficial do YouTube o clipe de “River”, música do álbum clássico “Blue”, que completou 50 anos em junho passado.

Ela tinha 28 anos quando lançou o disco, o quarto de sua carreira e um dos mais elogiados. Meio século depois, uma das músicas mais tristes do disco ganha seu primeiro clipe, e na data perfeita, como assinalam os acordes iniciais de “Jingle Bells” ao piano, que abrem a canção.

A própria Joni explicou a referência, em mensagem compartilhada nesta sexta (24/12) nas redes sociais: “‘River’ fala de arrependimento ao fim de um relacionamento, mas também trata da solidão na época do Natal. Uma canção de Natal para as pessoas que estão sós no Natal! Precisamos de uma música assim”.

Vale lembrar que a composição foi influenciada pela separação da cantora e Graham Nash, do grupo Crosby, Stills, Nash & Young, por isso o tom triste.

Depois da gravação original, “River” ganhou mais de 400 versões de artistas tão diversos quanto Barry Manilow e Olivia Rodrigo, sem esquecer o ex-namorado da cantora, James Taylor.

O clipe da música de 1971 foi dirigido por Matvey Rezanov, que trabalhou nas animações “Coraline e o Mundo Secreto” (2009) e “Paranorman” (2012), transformando imagens conhecidas de Joni de patins no gelo numa bela animação em preto e branco.