Divulgação/Universal Pictures

Filmes: 10 estreias de VOD para animar o Natal

As locadoras digitais oferecem várias opções animadas no fim de semana do Natal, a maioria para crianças, mas também há um título adulto.

Metade da lista abaixo são desenhos. Os demais são duas comédias, um suspense desconcertante e dois dramas de época potentes. E, quem diria, um dos filmes tem até temática natalina.

O detalhe é que, dentre as 10 novidades selecionadas de VOD (video on demand, antigamente generalizado como pay per view) para passar o feriadão, o lançamento mais fraco é justamente o que tem maior apelo popular. Saiba mais abaixo.

 

 

A FAMÍLIA ADDAMS 2 | Apple TV, Google Play, Microsoft Store, YouTube

 

A continuação do desenho de 2019 acompanha os famosos monstrinhos criados por Charles Addams numa viagem de férias por diversos pontos turísticos dos EUA. Preocupados por Vandinha estar se afastando da família ao chegar na adolescência, Gomez e Mortícia resolvem colocar todo mundo dentro de um trailer assombrado para uma excursão pelas cataratas do Niágara, o Grand Canyon e a praia de Miami, mas a crítica americana não embarcou junto, resultando em míseros 30% de aprovação no Rotten Tomatoes. Por outro lado, o público considerou um programa divertido para a família, discordando da imprensa com nota B no CinemaScore. Na dúvida, considere o seguinte: é o mais caro dos títulos relacionados, ainda em fase de “venda” premium.

 

 

A FANTÁSTICA VIAGEM DE MARONA | NOW

 

O primeiro longa animado da romena Anca Damian (“The Island”) venceu 13 prêmios internacionais em festivais importantes como Annecy (considerado o Cannes da Animação), Gijón e Tóquio Anime. A história singela gira em torno de uma cachorrinha, que após um acidente se lembra de todos os diferentes tutores que teve e amou incondicionalmente.

 

 

O MACACO ESTRELA | Apple TV, Google Play, Vivo Play, YouTube

 

A premiada animação sueca de Linda Hambäck (“Gordon & Paddy”) acompanha uma menina que viveu num orfanato toda a sua vida, até o dia em que uma gorila decide adotá-la. Aos poucos, Jonna se acostuma com a nova mãe, mas quando tudo parece estar indo bem as autoridades locais ameaçam a sua paz.

 

 

AINBO: A GUERREIRA DA AMAZÔNIA | Apple TV, Google Play, Looke, NOW, Vivo Play, YouTube

 

A animação peruana segue a linha de produções recentes da Disney, com uma heroína valente que se junta a bichos falantes para salvar seu reino, que no caso é a floresta da Amazônia. A perspectiva de personagens indígenas é refrescante, mas o monstro lendário que ameaça a tribo acaba virando subterfúgio para o filme contornar o problema real: o desmatamento e a mineração ilegais, aludidos sem aprofundamento na trama.

 

 

A ARTE DA FELICIDADE | NOW

 

A estreia do cineasta italiano Alessandro Rak (“A Gata Cinderela”) foi eleita a Melhor Animação da Europa pela Academia Europeia de Cinema em 2014. Drama adulto, gira em torno de um ex-músico que virou um taxista melancólico de Nápoles. Dirigindo sob uma chuva incessante, ele questiona sua vida e discute tópicos filosóficos com passageiros e fantasmas do passado, diferenciando-se da maioria das animações pelo tom meditativo.

 

 

E AGORA? A MAMÃE SAIU DE FÉRIAS 2! | Apple TV, Google Play, Looke, NOW, Vivo Play, YouTube

 

A continuação da comédia italiana “E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!” segue a família do filme original, desta vez nas férias natalinas. Repetindo o desempenho do longa de 2019, foi um grande sucesso comercial, quando chegou nos cinemas italianos no Natal passado.

 

 

GANGUE DE LADRAS | NOW

 

A comédia de ação italiana de Michela Andreozzi (“Guia Astrológico para Corações Partidos”) conta a história de uma gangue de ladras que se disfarçava de homens em meados da década de 1980. Além das jovens assaltantes, o elenco destaca a veterana Stefania Sandrelli, famosa sex symbol dos anos 1960 e 1970.

 

 

UM LUGAR SECRETO | Apple TV, Google Play, NOW, Vivo Play, YouTube

 

Neste suspense inquietante, um menino de 13 anos com tendências sociopatas decide prender seus pais e irmã em um bunker abandonado no quintal de casa, mentindo para os vizinhos para aproveitar a liberdade e começar a descobrir a vida adulta. Embora seja o primeiro filme dirigido pelo espanhol Pascual Sisto, o roteirista Nicolás Giacobone já venceu um Oscar por “Birdman” (2014). O bom elenco inclui Michael C. Hall (“Dexter”), Taissa Formiga (“American Horror Story”), Jennifer Ehle (“Cinquenta Tons de Cinza”) e o adolescente Charlie Shotwell (“Capitão Fantástico”).

 

 

ECOS DO PASSADO | NOW

 

Último filme do lendário ator sueco Max von Sydow (“O Exorcista”), falecido logo após as filmagens aos 90 anos, acompanha uma advogada (a francesa Astrid Roos) que viaja à Grécia para representar o governo alemão num caso internacional, visando impedir indenizações pelo massacre da população de Kalavryta pelas tropas nazistas em 1943. O último sobrevivente da barbárie é o senhor idoso vivido por Sydow, que relata os eventos terríveis, servindo de gancho para flashbacks brutais, que fazem a advogada repensar sua missão.

 

 

AQUELES QUE FICARAM | NOW

 

Vencedor de 12 prêmios internacionais, este potente drama de época húngaro tem nada menos que 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Apesar disso, não conseguiu passar pela peneira da Academia, na busca de uma vaga no Oscar retrasado. A trama se passa após a 2ª Guerra Mundial, quando sobreviventes do holocausto tentam se ajudar em meio a um novo período incerto, sob domínio soviético. Os protagonistas são um médico viúvo de meia idade, que perdeu mulher e filhos nos campos de concentração, e uma adolescente órfã que se recusa a aceitar o destino dos pais. Inesperadamente, os dois formam uma conexão e estabelecem uma nova família como pai e filha adotiva, mas muitos veem maldade na relação, especialmente membros do Partido Comunista, colocando em risco sua chance tênue de felicidade.