The Gilded Age: HBO Max apresenta nova série do criador de “Downton Abbey”

A HBO Max divulgou o primeiro teaser de “The Gilded Age”, nova série criada por Julian Fellowes, responsável pelo fenômeno britânico “Downton Abbey” (2010-2015). A prévia destaca a arrogância da personagem vivida […]

Divulgação/HBO Max

A HBO Max divulgou o primeiro teaser de “The Gilded Age”, nova série criada por Julian Fellowes, responsável pelo fenômeno britânico “Downton Abbey” (2010-2015). A prévia destaca a arrogância da personagem vivida por Christine Baranski (“The Good Fight”).

Fellowes começou a desenvolver esse projeto em 2012 e até anunciou uma parceria com a rede NBC no começo de 2018. Mas a produção foi considerada muito cara, caindo no limbo. Até que, numa reviravolta, o ex-presidente da NBC, Bob Greenblatt, virou todo-poderoso da WarnerMedia, dona da HBO, e embora tenha ficado poucos meses no posto, trouxe “The Gilded Age” para a empresa.

Assim como “Downton Abbey”, a nova série é um drama de época que trata de conflitos de classe. Mas em vez de aristocratas e seus funcionários, a disputa se dá entre famílias tradicionais e novos ricos.

O título da atração remete a um termo cunhado pelo escritor americano Mark Twain (1835-1910), que se refere a uma época na qual a alta sociedade do país, apesar da aparência de riqueza, vivia entre falências, corrupção e escândalos. “The Gilded Age” não seria uma era de ouro (golden age), mas um período que tentava se passar por dourado.

A trama da atração vai girar em torno de Marian Brook (vivida pela novata Louisa Jacobson), uma jovem herdeira de uma família conservadora e falida de Nova York que se vê entrando no mundo de seus vizinhos abastados, comandado pelo barão da indústria ferroviária George Russell (Morgan Spector, de “Homeland”). As intrigas se desenvolverão entre um largo elenco, que contará com os filhos de Russell (Taissa Farmiga, de “American Horror Story”, e Harry Richardson, de “Poldark”) e sua esposa Bertha (Carrie Coon, de “Ghostbusters – Mais Além”), que sofre preconceito por sua rápida ascensão social.

Baranski vive a tia da protagonista, a aristocrata Agnes van Rhijn. Orgulhosa, ela não aceita as mudanças da época e, ao se ver sem um tostão furado no bolso, buscará um bom partido (rico, claro) para casar. Enquanto isso, a família dela experimentará a decadência com uma crise em sua fazenda, incluindo sua irmã Ava, vivida por Cynthia Nixon (“Sex and the City”).

O elenco também destaca Denée Benton como Peggy Scott, uma jovem escritora ambiciosa que se torna amiga de Marian e enfrenta uma dose extra de preconceito da época por causa da sua cor.

A 1ª temporada, composta de dez episódios, estreia em 24 de janeiro.