Camila Queiroz relaciona dispensa de “Verdades Secretas 2” a projetos na Netflix

A atriz Camila Queiroz divulgou um comunicado escrito por sua assessoria de imprensa após a Globo anunciar sua saída de “Verdades Secretas 2”. Postado em suas redes sociais, o texto sugere que […]

Instagram/Camila Queiroz

A atriz Camila Queiroz divulgou um comunicado escrito por sua assessoria de imprensa após a Globo anunciar sua saída de “Verdades Secretas 2”. Postado em suas redes sociais, o texto sugere que ela teria sofrido punição da emissora por ter projetos na Netflix, e que isto começou antes da interrupção contratual, pois os roteiros da novela não estavam seguindo o que lhe foi prometido na assinatura do acordo original. Por conta disso, sua personagem Angel terá um final diferente do que ela esperava.

O texto tenta explicar que a atriz “não foi demitida da TV Globo” e que ela cumpriu todo seu contrato, válido até o dia 10 de novembro. Tecnicamente, o que aconteceu foi que o acordo não foi renovado durante o prazo previsto para a término das gravações de “Verdades Secretas 2”, estendidas além do período original devido às medidas de segurança extras tomadas para a prevenção contra a covid-19.

Segundo o comunicado, quando ela foi convidada para protagonizar a continuação da novela, “a sinopse que lhe foi entregue era totalmente diferente dos rumos que a história tomou após o inicio das gravações”.

“Mesmo assim, a atriz continuou gravando confiante de que o teor da trama seria encaminhado para o final original que havia sido combinado desde o princípio, conforme a empresa e seus funcionários prometiam para a atriz a todo tempo. Inclusive, a diretoria da casa chegou a enviar para a assinatura da atriz um pré-contrato manifestando explicitamente o seu interesse de mantê-la na 3ª temporada de ‘Verdades Secretas’ como protagonista”, diz o texto.

“Contudo, a atriz foi surpreendida quando recebeu as últimas cenas para gravação, momento em que percebeu que os rumos da novela seriam de fato alterados. A atriz entende que esses últimos acontecimentos deixam claro que a empresa tentou puni-la exclusivamente pelo fato de ter tomado a decisão unilateral de readequar o formato de seu contrato com a TV Globo no passado, decisão essa que não partiu da empresa, como foi divulgado à época”, acusa o comunicado.

O que foi divulgado em janeiro do ano passado foi que ela rompeu seu contrato de longo prazo com a Globo para apresentar a versão nacional do reality “Casamento às Cegas” e participar da série “De Volta aos 15” na Netflix. Por conta disso, seu contrato passou a ser por tempo limitado, relativo à gravação de determinadas obras. Ela já estava envolvida com a continuação de “Verdades Secretas” quando esta notícia veio à tona.

Quando o tempo de duração do contrato da novela foi extrapolado, ela teria requisitado a mudança no destino da personagem – que, tudo indica, morre no final da temporada – , o que lhe permitiria estrelar a 3ª temporada, conforme afirma ser o plano original. A própria Globo revelou estes detalhes no comunicado em que informou a dispensa da atriz.

“Para assinar a extensão de contrato necessária à gravação das cenas finais da novela, Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual 3ª temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis”, disse o comunicado da Globo.

O que se deduz em meio a disputa de narrativas é que a opção de renovação era apenas para mais alguns dias de gravações e a emissora não pretendia mais contar com a atriz após o final da 2ª temporada.

A assessoria de Camila Queiroz ressalta que ela cumpriu “todos os seus compromissos profissionais e jamais deixaria de concluir aquilo que foi combinado”. E ressalta que, sem deixar de gravar, “tentou de forma persistente contornar as adversidades junto a empresa de comum acordo, o que infelizmente não foi possível”.

A nota termina agradecendo aos fãs de Angel e “lamenta junto a eles a decisão unilateral da emissora de interromper de forma abrupta a história construída até aqui, sem poder dar à ela o final que merecia”.

Fora dos textos oficiais, circula a informação de que, no dia em que venceu seu contrato, Camila Queiroz deixou de aparecer para as gravações, irritando a emissora, que teria então decidido encerrar a parceria.

A Globo anunciou que vai “concluir ‘Verdades Secretas 2’ sem a participação da atriz”. “A novela seguirá sendo gravada e as cenas serão adaptadas para que seja mantida a essência da trama”, afirmou a emissora.

Primeira novela do streaming, “Verdades Secretas 2” é disponibilizada pela Globoplay. A terceira leva de episódios chega nesta quarta (17/11), ainda com participação de Camila Queiroz.