Instagram/TIFF

Kristen Stewart busca estrela de seu primeiro filme como diretora

Três anos após anunciar o projeto, a atriz Kristen Stewart (“Seberg”, “Spencer”) se prepara para estrear como diretora de longas-metragens. Em entrevista à revista Variety, ela contou que precisou amadurecer a ideia, mas já começou a escolher o elenco do filme.

“Levou o tempo de que precisava. Às vezes um filme desses leva uma década para ficar ponto. Estamos escalando o elenco e achando nossa Lidia Yuknavitch”, contou Stewart, referindo-se ao papel principal, que ela não pretende interpretar.

Ainda sem data de lançamento definida, o projeto é uma adaptação de “The Chronology of Water”, livro de memórias da escritora Lidia Yuknavitch. E Stewart pretende se dedicar apenas à direção do filme, sem aparecer diante das câmeras.

“Não há papel para mim (no filme). Acho que, dependendo de quem interpretar Lidia, posso talvez viver a irmã mais velha dela, mas provavelmente não”, explicou.

Stewart já dirigiu curtas e clipes em preparação para sua estreia como cineasta. O primeiro curta, “Come Swim”, foi exibido simplesmente no Festival de Cannes em 2017.

“Come Swim”, por sinal, já ensaiava temas de “The Chronology of Water”, que conta a história de uma ex-nadadora transformada em artista e explora questões de natureza sexual e vício em drogas. Yuknavitch foi nadadora profissional, com aspirações olímpicas, antes de virar escritora.

O projeto do filme veio à tona pela primeira vez no Festival de Cannes de 2018. Na época, Stewart revelou que estava trabalhando no roteiro e que queria transformar a personagem principal no papel que ela mais gostaria de interpretar na vida, apenas para dar para outra atriz.

“Eu vou escrever o papel feminino mais f*dido. Vou escrever um papel que eu adoraria loucamente interpretar, mas não vou interpretá-lo”, declarou.