Final de “Archer” presta homenagem à Jessica Walter

A 12ª temporada de “Archer” foi encerrada nesta semana com um final emocionante, no qual a série animada do canal pago americano FXX disse adeus a uma de suas personagens principais, Malory […]

Divulgação/FX

A 12ª temporada de “Archer” foi encerrada nesta semana com um final emocionante, no qual a série animada do canal pago americano FXX disse adeus a uma de suas personagens principais, Malory Archer, dublada por Jessica Walter. O final foi uma homenagem à atriz vencedora do Emmy, que morreu em março passado aos 80 anos.

Antes de morrer, Walter havia completado a maior parte de seu trabalho de voz na temporada e pôde fazer sua despedida da série.

Na trama, Malory tem uma breve aparição no final, salvando seu filho Sterling Archer de seus sequestradores. Mas enquanto ela e sua equipe saem vencedoras, sua agência é adquirida pela companhia rival IIA e Malory desaparece, deixando uma carta para Sterling.

“Achei que era hora de fazer minha própria saída”, diz o texto. “Eu decidi que era hora de passar a tocha. Tente não se queimar com ela. E sei que minha decisão pode parecer abrupta, mas nem sempre podemos escolher o momento perfeito. De onde quer que eu esteja, estarei olhando por você”.

Esse “onde quer que eu esteja” se revela uma praia tropical remota, em que Malory aparece sentada ao lado de Ron Cadillac – uma homenagem dupla, já que o personagem era dublado pelo marido de Walter, Ron Leibman, que faleceu em 2019.

“E como está minha amada?” ele pergunta.

“Infinitamente melhor agora”, responde Malory, antes que a tela fique preta e ganhe uma dedicatória: “Em memória amorosa de Jessica Walter”.

O produtor executivo Casey Willis revelou que a cena final da praia foi retirada de um episódio antigo, após a equipe vasculhar todas as falas de Walter e Leibman de cada temporada de “Archer” para encontrar as que melhor se encaixariam no final.

A série foi renovada para sua 13ª e vai voltar para novas aventuras sem a personagem de Walter.