Cillian Murphy vai estrelar novo filme de Christopher Nolan

A produção de “Oppenheimer”, próximo longa do diretor Christopher Nolan, confirmou seu protagonista e anunciou sua data de estreia. O ator Cillian Murphy (“Peaky Blinders”), que estava sendo mencionado como intérprete principal […]

Divulgação/Paramount

A produção de “Oppenheimer”, próximo longa do diretor Christopher Nolan, confirmou seu protagonista e anunciou sua data de estreia.

O ator Cillian Murphy (“Peaky Blinders”), que estava sendo mencionado como intérprete principal desde que o projeto foi anunciado no mês passado, vai interpretar o cientista J. Robert Oppenheimer, conhecido como o “pai da bomba atômica”. O gênio por trás do projeto Manhattan, que resultou na criação da bomba que dizimou Hiroshima e posteriormente Nagasaki, também é o autor da famosa frase: “Agora, eu me tornei a morte, a destruidora de mundos”.

Murphy já trabalhou várias vezes com Nolan, desde os filmes de Batman (onde viveu o vilão Espantalho), além de ter aparecido em “A Origem” e “Dunkirk”.

Apesar do tema sugerir um filme sóbrio, o estúdio Universal manteve a tradicional época de lançamento dos filmes de ação de Nolan, marcando “Oppenheimer” para 21 de julho de 2023, alta temporada de férias nos EUA e período concorrido de blockbusters.

O último filme do diretor, “Tenet”, foi lançado nos cinemas em outubro de 2020 apenas porque as salas estavam fechadas durante o verão do ano passado, auge da pandemia de covid-19. Apesar das dificuldades criadas pela crise sanitária, o épico de ficção científica arrecadou US$ 363 milhões ao redor do mundo.

A expectativa é que as filmagens de “Oppenheimer” comecem no início do ano que vem, marcando o início da parceria de Nolan com a Universal, após duas décadas de contrato com a Warner. A separação não foi muito amigável, acontecendo após o diretor falar mal da estratégia de seu antigo estúdio de distribuir filmes simultaneamente nos cinemas e no “pior serviço streaming”, a HBO Max. A fala teve repercussão e o motivou a mudar de ares.