Divulgação/Roscosmos

Equipe russa volta à Terra após filmar primeiro longa no espaço

A missão para registrar o primeiro filme no espaço foi completada. A atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko voltaram à Terra, conduzidos pelo cosmonauta Oleg Novitskiy, após completarem 12 dias de filmagem na Estação Espacial Internacional (ISS).

A agência espacial russa Roscosmos informou neste domingo (17/10) que a cápsula com o trio posou no Cazaquistão.

O Instagram da ISS registrou o momento da despedida, imagens da jornada de volta à Terra e a reentrada na atmosfera, até o pouso. Para completar, fotos publicadas no Instagram da Roscosmos destacaram a felicidade dos viajantes, bastante sorridente ao serem recepcionados após a aterrisagem.

Eles já passaram por uma avaliação médica e foram levados de helicóptero para uma base de treinamento para uma reabilitação de dez dias.

No filme, chamado “Challenge”, Yulia Peresild (“O Guardião dos Mundos”) vive uma cirurgiã que viaja à estação espacial para salvar um tripulante que sofre um problema cardíaco.

A produção concorria com um projeto de Tom Cruise e do diretor Doug Liman, que trabalharam juntos em “No Limite do Amanhã” e “Feito na América”, para se tornar o primeiro filme rodado no espaço. Cruise anunciou no ano passado os planos de entrar para a História com “Luna Park”, com auxílio da NASA de da SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk. Mas, desde então, a equipe russa acelerou sua iniciativa e concretizou o feito.

O diretor Klim Shipenko completará as filmagens na Terra após os registros das cenas espaciais, e disse que os cosmonautas russos a bordo da ISS também estarão no longa.

Por curiosidade, o cineasta de 38 anos já tinha dramatizado um voo espacial em estúdio, no filme “Salyut-7”, sobre uma missão espacial soviética de 1985 (com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes). Desta vez, não precisará de efeitos visuais para criar a sensação de mergulho nas estrelas.