Instagram/Sérgio Mamberti

Intubado, Sérgio Mamberti tem quadro de saúde “delicado”

O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, foi intubado no último sábado (28/8) em São Paulo, e seu quadro atualmente é “bem delicado” segundo Fabrício Mamberti, diretor da Globo e um dos filhos do ator.

“Este ano tem sido duro para ele”, contou o filho de Mamberti à coluna de Patricia Kogut no jornal O Globo. “Já teve três internações. Na penúltima (em julho), teve uma pneumonia, resolveu e voltou para casa. Mas foram muitos remédios, e isso acabou afetando um pouco os rins dele. Ele passou três semanas em casa e começou a ter disfunção renal, o que alterou a pressão. Novamente, teve que voltar para a UTI. E, como fica numa posição sem muito movimento, novamente o pulmão começou a ter água e, com isso, se formou uma nova pneumonia. A parte da musculatura, essa coisa de ficar muito tempo na cama, começou também a pegar. Ele teve que ser intubado no sábado”.

Fabrício relatou que, por estar muito tempo deitado, a musculatura do ator começou a ser afetada, mas que a pneumonia, causa de uma das internações anteriores do artista, já foi tratada.

“A gente já tentou extubar na segunda-feira. Eles agora estão trabalhando nessa parte da musculatura. Mais uma vez, a pneumonia já foi tratada. Ele está muito magrinho, teve resistência para extubar. Então, a luta neste momento é para a extubação e o fortalecimento muscular dele. O estado é bem delicado, mas a gente está com esperança. Mamberti é forte. Meu pai é lutador. A gente está acompanhando de perto, torcendo para ele sair dessa”, finalizou.

Conhecido por interpretar o doutor Victor de “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994–1997) e o mordomo Eugênio em “Vale Tudo” (1988), Sérgio Mamberti lançou este ano uma autobiografia, “Senhor do Tempo”, em que contou várias histórias do teatro brasileiro e detalhes de sua vida, inclusive sua bissexualidade, que não era exatamente um segredo.