Novo clipe do BTS antecipa clima pós-pandemia

O grupo sul-coreano BTS, maior fenômeno mundial do K-pop, lançou um novo clipe, “Permission To Dance”, que antecipa a celebração pelo fim da pandemia de coronavírus. Na encenação da música, composta pelo […]

Divulgação/Big Hit

O grupo sul-coreano BTS, maior fenômeno mundial do K-pop, lançou um novo clipe, “Permission To Dance”, que antecipa a celebração pelo fim da pandemia de coronavírus.

Na encenação da música, composta pelo inglês Ed Sheeran, diversos figurantes abandonam as máscaras de proteção contra covid-19 para aproveitar o dia ensolarado e participar das coreografias dos cantores de cabelos coloridos.

A faixa segue a linha dançante, influenciada pelo R&B americano, dos lançamentos mais recentes – e mais bem-sucedidos – do grupo, apesar do figurinista da produção jurar que o tema é country, pelo visual apresentado pelos cantores.

Na verdade, os trajes integram um conjunto, formado ainda pelo idioma inglês, o cenário desértico e os figurantes ocidentais, que situam o clima festivo nos EUA, onde a velocidade da vacinação já permite à população ir aos poucos abandonando as máscaras para retomar suas vidas normais.

Há cenas de crianças voltando às aulas, trabalhadores em atividades profissionais e até namorados recuperando o hábito de beijar em público. Imagens que expressam alegria por um suposto fim acelerado da pandemia, mas que são apenas expressões de desejo, pois quando a música termina a multidão traz à tona a verdade dos bastidores – muitas e muitas máscaras.

Os segundos finais cumprem um dever didático ao lembrar aos fãs da realidade. Não é para tirar as máscaras e dançaglomerar, porque a pandemia ainda está longe do fim, especialmente no Brasil de 530 mil mortos por covid-19.