Mostra do Festival de Cannes seleciona filme brasileiro

A Quinzena dos Realizadores, mostra paralela do Festival de Cannes, anunciou sua seleção para a edição deste ano com a participação de um filme brasileiro: “Medusa”, dirigido por Anita Rocha da Silveira. […]

Divulgação/Bananeira Filmes

A Quinzena dos Realizadores, mostra paralela do Festival de Cannes, anunciou sua seleção para a edição deste ano com a participação de um filme brasileiro: “Medusa”, dirigido por Anita Rocha da Silveira.

“Medusa” é o segundo longa da diretora, que lançou “Mate-me Por Favor” em 2015, após alguns curtas criativos de temática de terror. O longa de estreia ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival do Rio, além de reconhecimento em vários festivais internacionais.

O novo trabalho aborda a pressão da sociedade para que as mulheres sejam perfeitas. Na trama, uma jovem obcecada por controlar cada aspecto de sua vida tem um dia em que “a vontade de gritar será maior do que ela é capaz de suportar”, segundo a sinopse.

O título remete ao mito grego da Medusa, uma sacerdotisa que foi punida pela deusa Atena por ceder aos avanços sexuais de Poseidon, ganhando cabelos de serpente e um olhar capaz de transformar todos que a vissem em pedra.

“Ela foi punida por sua sexualidade, por ser ‘impura’. Isso me traz ao Brasil contemporâneo, onde vemos o retorno de um modelo de mulher delicada e submissiva – com a taxa de feminicídios subindo, a violência contra as mulheres, muitas vezes usada como forma de controle, é continuamente reiterada”, descreveu a diretora na página do filme no Torino Film Lab.

O Festival de Cannes 2021 acontece entre 7 e 17 de julho na França.