Estreia de “The Nevers” supera “Lovecraft Country” e “The Undoing”

A nova série “The Nevers” teve uma ótima estreia na HBO. A atração sci-fi vitoriana atraiu mais de 1,4 milhões de espectadores entre sua exibição televisiva e digital nos EUA, além do […]

Divulgação/HBO

A nova série “The Nevers” teve uma ótima estreia na HBO. A atração sci-fi vitoriana atraiu mais de 1,4 milhões de espectadores entre sua exibição televisiva e digital nos EUA, além do melhor começo para um nova atração da HBO na plataforma HBO Max.

Segundo informação fornecida pelo próprio canal pago – que, entretanto, não apresentou números do streaming – , a estreia foi mais vista que os lançamentos recentes de “Lovecraft Country” e “The Undoing”, e os números devem aumentar muito com reprises e novos acessos pelas plataformas digitais.

A série não é exatamente material típico da HBO, mas o tipo de atração que reflete a nova política no conglomerado da WarnerMedia, após a aquisição da Time-Warner pela AT&T, visando privilegiar conteúdo para streaming.

“The Nevers” é uma fantasia juvenil convencional de “super-heroínas”, que recicla os clichês de “a(s) escolhida(s)” (agora, as “tocadas”) que marcaram as séries de Joss Whedon – de “Buffy: A Caça-Vampiros” a “Dollhouse”. O fato de possivelmente ser a última série de Whedon também ajuda a explicar o interesse do público, atraído por uma fascinação mórbida. A produção representa os vestígios finais da carreira do produtor-roteirista-cineasta que já foi cultuado, mas agora sai de cena em desgraça.

O criador da série nem sequer tem seu nome mencionado na campanha de divulgação, após ser afastado em meio a denúncias de abuso e assédio moral, feitas por atores de “Liga da Justiça” e da própria “Buffy”. Embora continue creditado, após dirigir o piloto, ele foi desligado do programa no sexto episódio, que representa metade da temporada inaugural.

A trama, passada em Londres no último ano do século 19, acompanha mulheres, que de repente desenvolvem superpoderes, marginalizadas pela sociedade conservadora.

A série é estrelada por Laura Donnely (“Outlander”), Ann Skelly (“Vikings”), Olivia Williams (“Counterpart”), James Norton (“Adoráveis Mulheres”), Tom Riley (“Da Vinci’s Demons”), Nick Frost (“Truth Seekers”), Ben Chaplin (“Carta ao Rei”), Pip Torrens (“Preacher”), Zackary Momoh (“Doutor Sono”), Amy Manson (“The White Princess”), Rochelle Neil (“Das Boot”), Eleanor Tomlinson (“Poldark”), Denis O’Hare (“American Horror Story”) e Elizabeth Berrington (“Yesterday”).