Pedro Almodóvar filmará novo filme sobre mães com Penélope Cruz

A atriz Penélope Cruz e o diretor Pedro Almodóvar vão se juntar mais uma vez no filme “Madres Paralelas”. Almodóvar manteve “Madres Paralelas” em banho-maria por algum tempo, mas à medida que […]

Divulgação/Sony

A atriz Penélope Cruz e o diretor Pedro Almodóvar vão se juntar mais uma vez no filme “Madres Paralelas”.

Almodóvar manteve “Madres Paralelas” em banho-maria por algum tempo, mas à medida que os meses de lockdown se desenrolaram durante a pandemia de covid-19 na Espanha, ele conseguiu focar e terminar o roteiro, que gira em torno de mães que dão à luz no mesmo dia. O filme acompanha a vida paralela dos dois primeiros anos de vida de seus filhos, disse Almodóvar à agência de notícias espanhola EFE, em junho.

O novo filme reflete uma mudança temática na filmografia do diretor, que trocou o desejo, principal manifestação de seus primeiros filmes, por histórias de maternidade. A mudança já aconteceu há bastante tempo, como se constatar no vencedor do Oscar de 1999 “Tudo Sobre Minha Mãe” e em “Volver”, indicado ao Oscar de 2006 – e que também foi estrelado por Cruz. E esteve presente de forma clara em “Dor e Glória”, o filme mais recente e autobiográfico do diretor, em que Cruz interpretou a mãe do protagonista.

“Com ‘Madres paralelas’ volto ao universo feminino, à maternidade, à família. Falo da importância dos ancestrais e descendentes. A inevitável presença de memória. Há muitas mães na minha filmografia, as que fazem parte dessa história são muito diferentes”, disse Almodóvar em comunicado.

No novo longa, Cruz dividirá o protagonismo com Aitana Sánchez Gijón (“Velvet Colección”) e a novata Milena Smit (“No Matarás”), além de Israel Elejalde (“Veneno”) e de duas colaboradoras de longa data de Almodóvar, Julieta Serrano e Rossy de Palma, que trabalharam juntas em “Mulheres à Beira de um Colapso Nervoso” (1988), primeiro longa do cineasta espanhol indicado ao Oscar.

“Como contador de histórias, mães imperfeitas me inspiram mais neste momento. Penélope Cruz, Aitana Sánchez Gijón e a jovem Milena Smit farão as três mães do filme, acompanhadas por Israel Elejalde como protagonista masculino. É também uma nova colaboração com as minhas queridas Julieta Serrano e Rossy de Palma. ‘Madres Paralelas’ será um drama intenso. Ou assim espero”, completou Almodóvar.

As filmagens estão agendadas para o final de março.