Governo muda classificação de Um Príncipe em Nova York após 33 anos de censura livre

Um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde, “Um Príncipe em Nova York”, agora só poderá ser exibido à noite na televisão. É que o governo endureceu sua classificação etária. Após […]

Divulgação/Paramount

Um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde, “Um Príncipe em Nova York”, agora só poderá ser exibido à noite na televisão. É que o governo endureceu sua classificação etária.

Após 33 anos de exibição com Censura Livre, apropriado para todas as idades, um despacho assinado por Eduardo de Araújo Nepomuceno, Coordenador de Política de Classificação Indicativa, alterou na sexta-feira (29/1) a recomendação indicativa do filme para maiores de 14 anos. Com isso, a exibição da obra só seria recomendável a partir das 21h na TV aberta brasileira.

A comédia já tinha sido exibida na Sessão da Tarde em 17 ocasiões, entre julho de 1992 e setembro de 2013.

A justificativa para a mudança, segundo a publicação no Diário Oficial, foi uma “denúncia de cidadão” solicitando a revisão da classificação.

De acordo com Nepomuceno, “verificou-se que desde a primeira classificação da obra a política pública da Classificação Indicativa se consolidou com intensa participação da sociedade e hoje tem critérios e métodos claros, definidos e distintos dos daquela época, e que por tais critérios, a obra não se enquadraria mais na classificação e descritores antes atribuídos”.

O despacho ainda afirma que, após a revisão, “constatou-se que a obra apresenta conteúdos relativos aos eixos temáticos de violência, sexo e drogas, com destaque para a tendência de nudez”.

A cena de violência é um assalto em que nenhum tiro é disparado e ninguém fica ferido. A cena de drogas é uma festa com consumo de champanhe, em que ninguém aparece bêbado. Mas há duas cenas com nudez, que revelam especificamente seios femininos, além de muitas insinuações e conversas sobre sexo. Por conta disso, o filme foi lançado com classificação “R”, proibido para menores, nos EUA.

A atual reclassificação é mais próxima dos parâmetros adotados na Argentina (13 anos) e no Reino Unido (15 anos).

“Um Príncipe em Nova York” conta a história de Akeem (Eddie Murphy),jovem nobre de um rico país africano que viaja para os Estados Unidos para escapar de um casamento arranjado e encontrar uma mulher espirituosa e inteligente de verdade.

A comédia fez bastante sucesso, mas só agora vai ganhar continuação. “Um Príncipe em Nova York 2” vai chegar em 5 de março ao serviço de streaming Amazon Prime Video, novamente acompanhando uma viagem de Akeem a Nova York, agora em busca de um herdeiro desconhecido.