A franquia iniciada pelo filme “Cloverfield – Monstro”, sucesso de 2008 produzido por JJ Abrams (“Star Wars: A Ascensão Skywalker”) e dirigido pelo ainda iniciante Matt Reeves (do vindouro “Batman”), vai ganhar sequência.
A produtora Bad Robot, de Abrams, e a Paramount Pictures contrataram o roteirista britânico Joe Barton (criador de “Giri/Haji”) para escrever o projeto, que, desta vez, não terá participação de Reeves.
“Cloverfield” foi um filme de monstro gigante realizado no então popular estilo “found footage”, com câmera tremida na mão, para refletir a crescente onipresença das câmeras de vídeo, mas os efeitos visuais das criaturas se diferenciavam de outras produções do gênero pelo profissionalismo. A trama acompanha um grupo de jovens nova-iorquinos durante o ataque de uma espécie de Godzilla, que destruiu a cidade. Rodado em segredo e com uma campanha de marketing viral, a produção orçada em US$ 25 milhões pagou os custos em seu primeiro fim de semana de exibição na América do Norte, quando arrecadou US$ 40 milhões.
O sucesso gerou um “universo Cloverfield” que rendeu mais dois longas realizados de forma tradicional, o ótimo “Rua Cloverfield, 10” (2016), que muitos gostariam que continuasse, e “O Paradoxo Cloverfield”, que outros tantos gostariam que jamais fosse feito.
Os dois filmes surgiram como projetos independentes que acabaram adaptados à franquia na fase de desenvolvimento. Mas quando “Paradoxo” decepcionou na Netflix, presumiu-se que a saga das criaturas estaria encerrada. Só que nada realmente morre no “cemitério maldito” de Hollywood.
Diferente dos dois filmes anteriores, o novo longa está sendo criado especificamente para integrar a franquia, devendo fazer referência aos acontecimentos prévios e servir para dar algumas respostas.
Além desse projeto, o roteirista Joe Barton também está à frente de “Invasion”, um filme de invasão alienígena estrelado por Riz Ahmed e Octavia Spencer que vai estrear na Amazon, e da vindoura série policial derivada do filme “Batman” na HBO Max.