Divulgação/ABC

David Lander (1947 – 2020)

O ator David Lander, mais conhecido como Squiggy na sitcom “Laverne & Shirley”, morreu na noite de sexta-feira (4/12) no Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, aos 73 anos.

Lander morreu de complicações relacionadas à esclerose múltipla, após uma luta de 37 anos contra a doença. Após revelar seu diagnóstico em 1999, ele vinha trabalhado em estreita colaboração com a National Multiple Sclerosis Society, falando sobre sua experiência em conferências da organização.

O ator trabalhou nas oito temporadas de “Laverne & Shirley” (1976–1983), spin-off extremamente bem-sucedido de “Happy Days”, ao lado de Michael McKean, de quem era amigo de longa data, desde que estudaram juntos na Carnegie Mellon University.

Os dois também iniciaram suas carreiras cinematográficas juntos, contracenando na comédia de guerra “1941” (1979), de Steven Spielberg, e em “Carros Usados” (1980), grande sucesso estrelado por Kurt Russell. Lander e McKean também dublaram uma série animada, “Oswald” (2001-2003), na qual interpretaram os pinguins Henry e Louie, respectivamente.

Em 1979, Lander e McKean chegaram até a gravar um disco como a banda Lenny and the Squigtones, que incluía Christopher Guest na guitarra. Na ocasião, Guest foi creditado como Nigel Tufnel, um apelido que posteriormente ele reutilizou na banda fictícia Spinal Tap.

Ao longo da carreira, Lander apareceu em várias séries clássicas, incluindo “The Bob Newhart Show”, “Barney Miller”, “Happy Days”, “Star Trek: A Nova Geração”, “Twin Peaks” e “The Drew Carey Show”, e desempenhou papéis pequenos, mas memoráveis, em filmes como “O Homem do Sapato Vermelho” (1985), “Uma Equipe Muito Especial” (1992), “Todo Mundo em Pânico” (2000) e “Diga que Não é Verdade” (2001).

Lander também trabalhou bastante como dublador, tanto em filmes, como “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988) e “Tom e Jerry: O Filme” (1992), quando em séries variadas, de “Batman: A Série Animada” até “Bob Esponja”.