Taís Araújo será Marielle Franco em especial da Globo

A Globo divulgou uma foto da atriz Taís Araújo, atualmente no ar na novela “Amor de Mãe”, caracterizada como Marielle Franco. Ela vai viver a vereadora e ativista assassinada por milicianos no […]

Divulgação/Globo

A Globo divulgou uma foto da atriz Taís Araújo, atualmente no ar na novela “Amor de Mãe”, caracterizada como Marielle Franco. Ela vai viver a vereadora e ativista assassinada por milicianos no especial “Falas Negras”, programa dirigido por seu marido Lázaro Ramos e criado especialmente para ir ao ar no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Em entrevista à coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo, Taís contou que gostaria de ter conhecido melhor a vereadora e disse que todos os brasileiros mereciam conhecê-la. “Eu senti vontade de ter conhecido mais a Marielle. Me deu esse desejo de falar ‘meu Deus, por que eu não sabia tão mais dela antes da execução?’. Eu acho que todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer…”, disse.

O programa contará com 22 atores negros interpretando personalidades da vida real. Além de Marielle, aparecerão na tela Olaudah Equiano, Martin Luther King, Nina Simone, Muhammad Ali e Angela Davis – a maioria, americanos.

Para Taís, a data celebrada pelo especial é importante para fortalecer o movimento negro no país. “É uma data de reflexão, para lembrar que ainda há muitas conquistas a serem feitas, e que todas as conquistas já feitas não serão cedidas”.

Ela avalia que ainda falta muito para se alcançar a igualdade racial, especialmente porque o Brasil “era tido como um país não racista, o que é uma grande mentira”. “Então, eu acho que a gente tem um avanço nesse sentido, de que a sociedade civil está discutindo o assunto do racismo no Brasil”.

Entretanto, ela ainda não vê um “avanço propriamente dito, de qualidade de vida para a população negra, não”.