Pureza: Dira Paes denuncia trabalho escravo em trailer de filme importante

A Downtown Filmes divulgou o pôster e o trailer de “Pureza”, drama em que Dira Paes vive uma mãe desesperada em busca do filho desaparecido e se transforma em testemunha da prática […]

Divulgação/Downtown Filmes

A Downtown Filmes divulgou o pôster e o trailer de “Pureza”, drama em que Dira Paes vive uma mãe desesperada em busca do filho desaparecido e se transforma em testemunha da prática do trabalho escravo no interior do Brasil.

Na trama, Pureza (Dira) segue os passos do filho, “contratado” para trabalhar como boia fria, e vira cozinheira de uma fazenda onde jagunços impõem com terror e violência a escravidão de trabalhadores braçais, enganados com a promessa de emprego e transformados em prisioneiros. Ela escapa e tenta denunciar a tortura e até assassinatos que presenciou, mas o esquema é forte e desdenha de sua acusação “sem provas”, enquanto o abuso segue sendo feito em propriedades de pessoas poderosas. Só que Pureza também é muito forte e empoderada.

A trama é baseada na história real de uma mãe, Dona Pureza Lopes Loyola, que se tornou símbolo da luta contra o trabalho escravo no Brasil e ganhou o Prêmio Antiescravidão, oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International.

O diretor e roteirista Renato Barbieri já tinha assinado um documentário sobre o tema, “Servidão” (2019).

Filmado no Pará e em Brasília em 2018, “Pureza” foi exibido no Festival do Rio de 2019 e rendeu o troféu de Melhor Atriz para Dira Paes no Festival Inffinito, antigo Brazilian Film Festival de Miami.

A expectativa é que o lançamento aconteça nos cinemas em dezembro.

Ver essa foto no Instagram

Cartaz oficial de "Pureza", filme inspirado na história real de uma mãe que luta para livrar seu filho do trabalho escravo. ⠀ Dira Paes interpreta Dona Pureza, que luta contra um sistema forte e perverso, protagonizando este longa-metragem emocionante, sucesso de festivais e premiado internacionalmente. ⠀ ….. #PraCegoVer #PraTodosVerem Na imagem vemos o cartaz oficial do filme Pureza. Podemos ver a protagonista em primeiro plano com expressão de indignação nos olhos, enquanto ao fundo, homens trabalham na lavoura embaixo de sol escaldante. Na parte inferior do cartaz, há casas sob um solo de terra e algumas árvores complementam a composição. Fim da descrição. ⠀ #audiovisual #oscar2021 #purezaofilme #dtfilmes

Uma publicação compartilhada por DOWNTOWN FILMES (@dtfilmes) em