Nancy Drew pode originar série derivada

A rede The CW pode transformar “Nancy Drew” em uma franquia, após encomendar o piloto de um spin-off chamado “Tom Swift”.

O piloto será exibido ao longo da 2ª temporada da série, que irá introduzir o personagem-título, baseado na coleção literária iniciada em 1910 pelo editor Edward Stratemeyer – o mesmo que, duas décadas depois, lançou o primeiro livro de Nancy Drew.

Bem diferente da versão literária, o personagem será negro, gay e bilionário, mas continuará a manter sua principal característica, representado como um jovem gênio inventor perseguido por indivíduos mal-intencionados. Ele será lançado em um mundo de conspiração de ficção científica após o desaparecimento de seu pai e precisará deixar para trás o conforto de seu estilo de vida cheio de dinheiro para escapar de um grupo misterioso em seu encalço.

O plano é fazer com que o personagem colida com uma das investigações de Nancy (Kennedy McMann), num caso que ela interpreta como sobrenatural e que ele acredita ter explicação científica.

O projeto de spin-off foi concebido por Melinda Hsu Taylor e Noga Landau, respectivamente showrunner e co-criadora da nova versão de “Nancy Drew”, e será supervisionado pelos produtores Josh Schwartz e Stephanie Savage, por meio de sua empresa Fake Empire, para o CBS Studios e a rede The CW.

Um detalhe curioso é que a adaptação de “Tom Swift” já foi tentada várias vezes antes, mas sempre enfrentou obstáculos para sair do papel. A lista de tentativas frustradas inclui desde um piloto perdido de 1958, com o loiro Gary Vinson (“McHale’s Navy”) no papel principal, um projeto de filme cancelado, que seria dirigido por Gene Kelly (“Cantando na Chuva”) em 1968, e até uma produção de Glen A. Larson (criador de “Magnum”, “Supermáquina” e “Battlestar Galactica”) que o juntaria com Nancy Drew e os Hardy Boys em 1977. Ao final, este último projeto acabou virando “The Hardy Boys/Nancy Drew Mysteries” sem Tom Swift.

O personagem acabou se materializando uma única vez na TV, num telefilme de 1983, “The Tom Swift and Linda Craig Mystery Hour”, em que foi interpretado por Willie Aames (“Charles in Charge”). Foi um fracasso enorme de audiência.

A 2ª temporada de “Nancy Drew” vai estrear no começo de 2021 nos EUA.