França e Alemanha voltam a fechar cinemas com retomada da quarentena na Europa

Depois da Itália e da República Tcheca, os cinemas da França e da Alemanha também voltarão a fechar a partir desta semana. O anúncio foi feito nesta quarta (28/10) pelos governantes dos […]

Divulgação/UGC Cinemas

Depois da Itália e da República Tcheca, os cinemas da França e da Alemanha também voltarão a fechar a partir desta semana. O anúncio foi feito nesta quarta (28/10) pelos governantes dos dois países e integram medidas que trazem de volta as quarentenas para conter a segunda onda de infecção pela pandemia de coronavírus, atualmente em alta na Europa.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel está tratando a volta da quarentena como um “lockdown lite”, que fechará cinemas, teatros, a maioria dos restaurantes, bares, clubes e casas de shows a partir de segunda (2/11). As novas restrições serão aplicadas inicialmente por um mês, mas o governo avaliará seu impacto após duas semanas.

Já na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou um lockdown para valer a partir desta sexta-feira (30/10), com o fechamento dos cinemas, teatros, bares, restaurantes, casas de shows e até do comércio. Ele também proibiu aglomerações, viagens e a circulação pelas ruas do país. As pessoas só poderão sair de casa em casos excepcionais e precisarão apresentar justificativas.

O novo bloqueio vai durar até 1º de dezembro, com apenas creches e escolas até o ensino médio abertas. As instituições de ensino deverão seguir protocolos que ainda não foram divulgados.

Macron disse que a medida é necessária para evitar que os hospitais franceses sejam sobrecarregados por um aumento no número de pacientes com coronavírus. Nas últimas semanas, a França relatou dezenas de milhares de novas infecções de covid-19 por dia. O presidente ainda alertou que essa “segunda onda” do vírus é “provavelmente mais letal que a primeira”.

A notícia do segundo fechamento forçado veio poucas horas depois que a organização da indústria cinematográfica alemã SPIO advertiu que outro lockdown teria “consequências dramáticas” para o cinema alemão e o mercado de exibição.

Na semana passada, a República Tcheca se tornou o primeiro país europeu a retomar o lockdown, fechando o comércio, locais de entretenimento e serviços não essenciais, e, no fim de semana, a Itália deu sequência ao dominó.

O próximo país a retomar a estratégia de quarentenas pode ser a Espanha, que também experimenta aumento nos casos de covid-19. O país já endureceu restrições e impôs um toque de recolher das 23h às 6h para conter a disseminação do vírus. Até agora, no entanto, evitou um segundo bloqueio.