Divulgação/Paramount

Marinha dos EUA certifica Tom Cruise como Aviador Naval Honorário

O astro Tom Cruise e o produtor Jerry Bruckheimer receberam uma honraria da Marinha dos Estados Unidos pelo trabalho na franquia “Top Gun”. Os dois foram designados como “Aviadores Navais Honorários”.

A justificativa da homenagem cita que Cruise e Bruckheimer fizeram um grande esforço para garantir que o filme original da franquia fosse o mais autêntico possível.

“Na história do cinema, não existe filme de aviação mais icônico do que o filme ‘Top Gun’ de 1986 da Paramount Pictures. Seus personagens, diálogos e imagens estão arraigados nas mentes de toda uma geração de americanos. O filme conquistou o coração de milhões, tendo um impacto positivo profundo no recrutamento para a Aviação Naval”. Além disso, “promoveu e apoiou significativamente a Aviação Naval e colocou porta-aviões e aeronaves navais na cultura popular”.

A distinção de Aviador Naval honorário não é concedida há mais de dois anos. Os designados anteriores incluem Bob Hope em 1986 por suas contribuições para o moral da comunidade da Aviação Naval, Jim Nabors em 2010 por seu apoio ao Pacific Aviation Museum e contribuições para o moral dos membros do serviço em seu papel na tela como o fuzileiro Gomer Pyle e Susan Ford Bales em 2016 por seu papel como patrocinador do navio para o porta-aviões USS Gerald R. Ford.

Ainda segundo a publicação, como aviadores navais honorários, os dois estão autorizados a usar as “asas de ouro” de um aviador naval do país, além de terem direito a todas as honras, cortesias e privilégios concedidos aos profissionais.

A franquia de filmes “Top Gun” leva o nome da Escola de Armas de Caça da Marinha dos EUA, também conhecida como TOPGUN, com sede na Naval Air Station Fallon, em Nevada, que oferece treinamento tático avançado para aviadores da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.

O segundo filme, “Top Gun: Maverick”, deve chegar aos cinemas em julho de 2021.