In-Edit Brasil exibe mais de 50 documentários musicais online

Seguindo a tendência digital desses tempos de pandemia, a 12ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, será totalmente online. São mais de 50 filmes nacionais e internacionais da temática, que […]

Divulgação/Visit Films

Seguindo a tendência digital desses tempos de pandemia, a 12ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, será totalmente online. São mais de 50 filmes nacionais e internacionais da temática, que poderão ser conferidos a partir desta quarta (9/9) até o dia 20 de setembro.

A programação tem vários atrativos, como “The Quiet One”, centrado no baixista Bill Wyman, dos Rolling Stones, “My Darling Vivian”, em que as filhas de Johnny Cash falam sobre o relacionamento do cantor com sua mãe, “Stiv – No Compromise, No Regrets”, sobre o falecido cantor Stiv Bators (ex-Dead Boys e The Lords of the New Church), “Punk The Capital”, sobre a famosa cena punk de Washington, e “White Riot”, sobre o movimento musical anti-racista nascido no bojo do punk rock britânico.

Além disso, o In-Edit deste ano exibe uma seção dedicada à cena musical portuguesa.

Entre os destaques nacionais, vale conferir “Dom Salvador & The Abolition”, sobre o lendário pianista e pioneiro da “black music” brasileira que inventou o samba-funk, e “Faça Você Mesma”, sobre as riot grrrls e a moderna cena punk feminina brasileira.

Além dos filmes, também está prevista uma master class com o lendário diretor Julien Temple, responsável pelo longa clássico da banda Sex Pistols, “The Great Rock’n’Roll Swindle” (1980), o musical “Absolute Beginners” (1986), com David Bowie, além de documentários sobre Joe Strummer e The Clash, sem esquecer muitos clipes.

Todos os títulos podem ser acessados pelo site oficial (https://br.in-edit.org/), mas nem todos os filmes são gratuitos. Há algumas sessões pagas (R$ 3, por 72 horas de acesso), com arrecadação voltada para ajudar trabalhadores da música e do cinema afetados pela pandemia.

Parte da programação também pode ser conferida na plataforma do Sesc Digital (https://sesc.digital/colecao/42876/cinema-emcasacomsesc), com acesso gratuito. E depois de 20 de setembro os filmes se mudam para a Spcine Play (https://www.spcineplay.com.br/).