A ViacomCBS confirmou seus planos de lançar sua plataforma gratuita de streaming, Pluto TV, no Brasil ainda neste ano. Disponibilizada em abril na América Latina, a Pluto TV vai finalmente desembarcar por aqui em dezembro.
O conglomerado de comunicação americano adquiriu a PlutoTV por US$ 340 milhões há pouco mais de um ano, apostando num tipo diferente de serviço de streaming. Enquanto Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+ e Disney+ (Disney Plus) oferecem um serviço por assinatura a preço fixo, a PlutoTV não tem cobrança alguma. O negócio funciona à base de comerciais inseridos no meio da programação, como a velha televisão.
Em sua recente expansão mundial, o Pluto TV já pode ser encontrado em 22 países, alcançando 33 milhões de usuários ativos por mês.
O conteúdo vem, primordialmente, das empresas do conglomerado, como os estúdios de cinema Paramount e DreamWorks Animation, os canais pagos MTV, Nickelodeon, E!, Bravo, Comedy Central e as redes CBS e Sky, mas também de parcerias com terceiros, como a rede BBC, os estúdios MGM e Sony Pictures e os canais pagos NBC News e Fox Sports.
A lista de canais destaca Nick Jr. Club, Nick Clássico, Pluto TV Cine Sucessos, Pluto TV Cine Comédia, Pluto TV Cine Drama, Pluto TV Cine Terror, Pluto TV Séries, Pluto TV Retrô, MTV Pluto TV, Pluto TV Anime, Pluto TV Investiga, Pluto TV Natureza, Pluto TV Junior e Pluto TV Kids.
Além disso, há oferta de filmes como os títulos da saga “Star Trek”, além de dramas cultuados e blockbusters, rendendo uma programação bastante variada – exemplos incluem “Babel”, “Blue Jasmine”, “Anjos da Noite”, “O Casamento do Ano”, “Amor Bandido”, “Obsessão”, “O Âncora”, “Expresso do Amanhã” e “Carga Explosiva 3”.
O acesso à plataforma deverá ser disponibilizado por três meios: por aplicativo (iOS e Android), pelo site da empresa e também no menu de canais das operadoras de TV paga. Mas mais detalhes devem ser anunciados no fim do ano.
Vale lembrar que a ViacomCBS também possuiu uma plataforma de streaming com modelo de assinatura, a CBS All Access, que tem programação exclusiva e, embora permaneça atualmente restrita ao público americano, também há planos para seu lançamento global em 2021.