Divulgação/RAI Cinema

Mostra online de cinema italiano exibe 20 filmes de graça

A Festa do Cinema Italiano de 2020 vai acontecer online a partir desta sexta (28/8), com a exibição gratuita de 20 filmes na plataforma digital Looke.

Os longas ficarão disponíveis até o o último dia do evento, marcado para 10 de setembro, com apenas duas exceções, que só estarão disponíveis por 24 horas.

Dos 20 filmes que integram o festival, nove são inéditos no circuito cinematográfico nacional, como “Fortunata” (2017), em que Jasmine Trinca (premiada na mostra Um Certo Olhar, em Cannes) vive um casamento fracassado e cuida da filha de oito anos, enquanto sonha em ter seu próprio salão de beleza, e “Os Mosqueteiros do Rei” (2018), paródia de “Os Três Mosqueteiros” que se tornou um dos maiores sucessos recentes do cinema italiano.

Mas os melhores títulos são filmes que tiveram passagens relâmpago pelos cinemas de arte e agora podem finalmente ser apreciados com calma pelos cinéfilos. Alguns são fundamentais, como o vencedor da mostra Horizontes do Festival de Veneza, “Nico, 1988” (2017), de Susanna Nicchiarelli, que registra o final da vida da cantora Nico (ex-Velvet Underground), e “Martin Eden” (2019), adaptação da obra homônima de Jack London que rendeu a Copa Volpi de Melhor Ator para Luca Marinelli no Festival de Veneza passado.

Além destes, também merece atenção a animação “A Gata Cinderela”, que transporta a fábula “Cinderela” para uma ambientação noir futurista. Infelizmente, esta é uma das exceções, com disponibilidade restrita apenas ao dia 5 de setembro.

O vídeo abaixo ensina como proceder para assistir aos títulos de graça.