Festival de Curtas de São Paulo vira mostra online gratuita com 212 filmes

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo — Curta Kinoforum — chega à sua 31ª edição adaptado para os tempos de pandemia. O evento virou uma mostra online gratuita, que […]

Divulgação/Kinoforum

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo — Curta Kinoforum — chega à sua 31ª edição adaptado para os tempos de pandemia. O evento virou uma mostra online gratuita, que reúne 212 filmes produzidos em 46 países, disponíveis a partir desta quinta (20/8) às 19h e até o dia 30 de agosto.

Na programação do Festival, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato no mundo, há filmes que participaram e foram premiados nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, entre outros.

Já os títulos nacionais trazem representantes de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Além da exibição online, ainda haverá a ação “A Cidade é Uma Tela”, que projetará durante todos os dias do festival, às 19h, na fachada de um prédio de São Paulo, os curtas do programa Experimenta.

Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento é dividido em mostras e programas temáticos, e um deles é o Novas Áfricas, que destaca a presença negra nas telas. O programa tem curadoria de Claire Diao, jornalista e crítica de cinema francesa com origem em Burkina Faso, na África, considerada especialista na cinematografia contemporânea da África e da diáspora africana. São 13 obras, realizadas de 2017 a 2019, em países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia.

Junto dos filmes, também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.

Todas as atividades virtuais poderão ser acompanhadas no endereço online do festival e nos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs, disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store. Para televisores, pode-se utilizar Airplay e Chromecast.

A programação completa do festival está disponível no site oficial: https://2020.kinoforum.org/.