Tenet ganha novas fotos e terceira data de estreia no Brasil

A Warner divulgou novas fotos e definiu a terceira data de estreia de “Tenet” no Brasil. O filme do diretor Christopher Nolan, adiado várias vezes em razão da pandemia de covid-19, vai […]

Divulgação/Warner

A Warner divulgou novas fotos e definiu a terceira data de estreia de “Tenet” no Brasil. O filme do diretor Christopher Nolan, adiado várias vezes em razão da pandemia de covid-19, vai finalmente chegar aos cinemas brasileiros em 3 de setembro – se houver cinema aberto para exibi-lo.

A data não leva em consideração o fato de que, a um mês da previsão, os cinemas brasileiros continuam fechados. Em vez disso, segue a orientação da matriz, que prometeu um lançamento em mais de 70 países a partir de 26 de agosto e uma estreia limitado nos EUA uma semana depois – onde as salas de exibição também continuam fechadas.

A estreia brasileira aconteceria, assim, junto com os EUA e uma semana após a distribuição em países que não foram tão afetados pela pandemia e estão com os cinemas abertos.

A decisão de lançá-lo já em agosto onde for possível será um teste de estresse. Na Coreia do Sul, os cinemas estão funcionando normalmente e já renderam um blockbuster, “Invasão Zumbi 2”. Mas o país foi um dos primeiros a controlar a pandemia. A China também está em fase de reabertura de salas. Entretanto, o público europeu não tem demonstrado o mesmo entusiasmo para trocar o isolamento pela aglomeração em locais fechados.

Para piorar, as redes de cinema AMC e Cineworld não pretendem retomar seus trabalhos nos EUA antes de meados de agosto. Mas elas esperam contar com o filme de Nolan para atrair o público de volta ao parque exibidor após a paralisação mundial do setor no início deste ano.

O estratégia da Warner é mesmo transformar “Tenet” no filme responsável por “reabrir” os cinemas. Porém, ela esbarra num problema criado pelo próprio marketing inicial da companhia. A produção não é um título estabelecido, não tem personagens conhecidos, não pertence a nenhuma franquia e, graças à sua campanha enigmática, nem sequer se sabe do que diabos se trata.

A trama é até agora um mistério e a sinopse genérica não ajuda: “Armado com apenas uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência do mundo, o protagonista (John David Washington) precisa partir em uma missão dentro do mundo da espionagem internacional, que irá revelar algo além do tempo. Não é viagem no tempo. É inversão.”

O texto nem se dá ao trabalho de nomear o personagem principal. Já as situações vistas no trailer incluem balas que disparam na direção contrária dos tiros e carros que capotam de trás pra frente, numa espécie de “efeito rewind”, que questiona a linearidade do tempo e lembra que o diretor responsável é o mesmo de “A Origem” (2010) e “Interestelar” (2014).

Detalhe: em entrevistas recentes, os protagonistas disseram não ter entendido nada da história durante as filmagens.

O elenco do filme inclui John David Washington (“Infiltrado na Klan”), Robert Pattinson (“Bom Comportamento”), Elizabeth Debicki (“As Viúvas”), Clémence Poésy (“The Tunnel”), Martin Donovan (“Big Little Lies”), Aaron Taylor-Johnson (“Vingadores: Era de Ultron”) e Dimple Kapadia (“Confinados”), atriz veterana de Bollywood em seu primeiro grande papel em Hollywood, além de dois velhos conhecidos dos filmes de Nolan, Michael Caine (trilogia “Batman”) e Kenneth Branagh (“Dunkirk”).