Novos pôsteres de Tenet reforçam estreia em agosto

A Warner divulgou dois novos pôsteres de “Tenet”, que destacam o personagem do ator John David Washington (“Infiltrado na Klan”) e a data de estreia em agosto. A data corresponde ao segundo […]

A Warner divulgou dois novos pôsteres de “Tenet”, que destacam o personagem do ator John David Washington (“Infiltrado na Klan”) e a data de estreia em agosto.

A data corresponde ao segundo adiamento do filme e ainda é otimista em relação aos planos de reabertura dos cinemas nos EUA. Muitos estúdios já tiraram seus principais lançamentos do calendário até dezembro. Mas a Warner está determinada em fazer de “Tenet” a primeira grande estreia pós-coronavírus.

Originalmente previsto para 17 de julho, o estúdio relutou para encarar a realidade e só quando viu que não haveria cinemas abertos é que resolveu marcar o primeiro adiamento, para o dia 31 de julho. Mas a pandemia não deu sinais de amenizar seus efeitos e, diante do improvável retorno dos cinemas neste mês, o estúdio decidiu jogar o filme para duas semanas mais tarde, em 12 de agosto.

No Brasil, por sinal, o filme já estava marcado para agosto, mais exatamente para 13 de agosto, que agora se tornou um dia antes da estreia nos EUA. Esta data permanece até segundo, ou melhor, terceiro aviso.

A trama do longa é até agora um mistério e a sinopse genérica não ajuda: “Armado com apenas uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência do mundo, o protagonista (John David Washington) precisa partir em uma missão dentro do mundo da espionagem internacional, que irá revelar algo além do tempo. Não é viagem no tempo. É inversão.”

O texto nem sequer nomeia o personagem principal, mas remete à situações vistas no trailer, como balas que disparam na direção contrária dos tiros e carros que capotam de trás pra frente, numa espécie de “efeito rewind”, que questiona a linearidade do tempo e lembra que o diretor responsável, Christopher Nolan, é o mesmo de “A Origem” (2010) e “Interestelar” (2014).

Além de Washington, o elenco também inclui Robert Pattinson (“Bom Comportamento”), Elizabeth Debicki (“As Viúvas”), Clémence Poésy (“The Tunnel”), Martin Donovan (“Big Little Lies”), Aaron Taylor-Johnson (“Vingadores: Era de Ultron”) e Dimple Kapadia (“Confinados”), atriz veterana de Bollywood em seu primeiro grande papel em Hollywood, além de dois velhos conhecidos dos filmes de Nolan, Michael Caine (trilogia “Batman”) e Kenneth Branagh (“Dunkirk”).