Lima Duarte vira YouTuber aos 90 anos de idade

O ator Lima Duarte aproveitou o isolamento social para lançar um canal no Youtube. Em seu primeiro vídeo, o mais novo Youtuber brasileiro, de 90 anos de idade, abordou a memória do […]

Divulgação/Globo

O ator Lima Duarte aproveitou o isolamento social para lançar um canal no Youtube.

Em seu primeiro vídeo, o mais novo Youtuber brasileiro, de 90 anos de idade, abordou a memória do Padre Antônio Vieira que, além de religioso, era filósofo, escritor e orador, e um dos mais influentes personagens do século 17. Vieira destacou-se como missionário em terras brasileiras por defender os direitos dos povos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização, enquanto fazia a sua evangelização. Era por eles chamado “Paiaçu” (Grande Padre/Pai, em tupi). Mas era condescendente com a escravidão dos africanos, por acreditar que ela dava oportunidade de salvá-los pela religião. Uma estátua de Vieira foi recentemente vandalizada durante manifestação contra o racismo em Portugal.

O último papel de Lima Duarte numa novela foi em “O Outro Lado do Paraíso” (2017-2018), onde interpretou Josafá, o avô da mocinha Clara (Bianca Bin), que viveu ao lado de Fernanda Montenegro algumas das cenas mais emocionantes da trama. Mais recentemente, ele participou da 2ª temporada da série “Aruanas” e, desde então, segue de quarentena em seu sítio, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Confira abaixo o vídeo de estreia de Lima Duarte no Youtube.