The Plataform: Um dos terrores mais premiados do ano ganha trailer perturbador

A Netflix divulgou o pôster e o trailer internacional do longa espanhol “The Plataform” (El Hoyo), um dos terrores mais premiados do ano passado. A prévia é instigante, mas também muito perturbadora. […]

A Netflix divulgou o pôster e o trailer internacional do longa espanhol “The Plataform” (El Hoyo), um dos terrores mais premiados do ano passado. A prévia é instigante, mas também muito perturbadora.

A plataforma do título é uma mesa repleta de sobras de banquetes que desce por vários andares de uma enorme prisão em forma de torre. Os presos nos andares superiores podem se fartar, enquanto os localizados mais no fundo passam fome. E tem um detalhe: a distribuição de andares se dá de acordo com o nível social dos encarcerados.

No entanto, um dos presos se rebela contra o sistema cruel, tentando fazer uma distribuição igualitária de comida “para que todos tenham o suficiente”.

A metáfora da luta de classes e a proposta comunista é óbvia, mas o desenvolvimento mostra algumas peculiaridades desconcertantes.

O filme tem roteiro de David Desola e Pedro Rivero e foi dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, trio que trabalhou junto na animação “Psiconautas, As Crianças Esquecidas” (2015).

Entre suas diversas conquistas, “The Plataform” venceu os prêmios do júri e do público do Festival de Sitges, o mais famoso festival de filmes fantásticos do mundo, além da mostra Midnight Madness, do Festival de Toronto.

A estreia em streaming vai acontecer em 20 de março.