Sonic, Dois Irmãos e outras estreias recentes têm lançamento online antecipado

Os grandes estúdios de Hollywood estão antecipando todos os seus últimos lançamentos cinematográficos em tempo recorde para locação e/ou venda online. Sucessos infantis como “Sonic: O Filme”, da Sony, e “Dois Irmãos: […]

Divulgação/Paramount

Os grandes estúdios de Hollywood estão antecipando todos os seus últimos lançamentos cinematográficos em tempo recorde para locação e/ou venda online. Sucessos infantis como “Sonic: O Filme”, da Sony, e “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, da Disney, já serão disponibilizados nos próximos dias – respectivamente, em 31 de março e 3 de abril.

A estratégia segue a iniciativa da Universal, que nesta sexta-feira (20/3) lançou “O Homem-Invisível”, “A Caçada” e “Emma” para locação nos EUA em serviços como iTunes, Google Play e YouTube Films. Estes títulos, porém, ainda não chegaram ao Brasil.

Outros filmes que estavam em cartaz nos EUA quando os cinemas fecharam como precaução contra a pandemia de coronavírus, e chegarão em VOD a partir do próximo fim de semana incluem “Enquanto Estivermos Juntos”, “The Way Back”, “Magnatas do Crime”, “Aves de Rapina” e “Bloodshot”. Os três primeiros não tiveram estreia nacional.

A medida derruba a janela tradicional de estreias. Geralmente, filmes demoram até 90 dias entre seu lançamento nos cinemas e a chegada para locação digital. Mas o fechamento dos cinemas precipitou o adiantamento das ofertas.

O parque exibidor observa com preocupação, pois não tem como argumentar contra a iniciativa. Entretanto, dependendo dos resultados, a diminuição da janela pode se firmar e virar um tendência irreversível no mercado, após a superação da crise de saúde e da reabertura dos cinemas.