Festival de Cannes passa a abrigar população sem-teto durante interdição do coronavírus

O Palais des Festivals, cinema em que são exibidos os filmes em competição do Festival de Cannes, trocou o tapete vermelho dos grandes astros de Hollywood pela população sem-teto da cidade francesa, […]

O Palais des Festivals, cinema em que são exibidos os filmes em competição do Festival de Cannes, trocou o tapete vermelho dos grandes astros de Hollywood pela população sem-teto da cidade francesa, durante a interdição forçada pela pandemia do coronavírus.

O tradicional festival de cinema deveria acontecer entre 12 e 23 de maio, mas na semana passada os organizadores adiaram o evento para o final de junho ou começo de julho. Imediatamente, na sexta-feira (20/3), o cartão-postal do festival começou a acolher os desabrigados.

“Temos entre 50 e 70 pessoas aqui todas as noites”, disse Dominique Aude-Lasset, porta-voz da prefeitura de Cannes, para a agência Reuters.

Reportagem da Reuteurs explicou que um funcionário de máscara mede a temperatura de cada sem-teto que entra no recinto, onde há uma área de alimentação, um bloco de chuveiros e um espaço comum com televisão e jogos, além da sala onde se estendem camas de campanha montadas em três fileiras longas.

A iniciativa visa ajudar a minimizar a falta de locais apropriados para isolar os estimados 12 mil sem-teto que vivem nas ruas da França, após o presidente francês, Emmanuel Macron, orientar os 67 milhões de cidadãos franceses a ficarem em casa para se protegerem da pandemia e desacelerar sua disseminação.

Existe o receio de que o coronavírus pode ter um impacto desproporcional nos sem-teto, que geralmente vivem sem acesso a condições sanitárias adequadas e às vezes sofrem de doenças subjacentes.

Cannes dá um exemplo de como resolver a situação, ainda nem sequer mencionada pelas autoridades brasileiras.