Elenco de Contágio grava vídeos para conscientizar o público sobre a pandemia de coronavírus

Integrantes do elenco de “Contágio”, filme de 2011 sobre uma pandemia similar à covid-19, que voltou a fazer sucesso em streaming nesses tempos terríveis, juntaram-se novamente ao diretor Steven Soderbergh, ao roteirista […]

Integrantes do elenco de “Contágio”, filme de 2011 sobre uma pandemia similar à covid-19, que voltou a fazer sucesso em streaming nesses tempos terríveis, juntaram-se novamente ao diretor Steven Soderbergh, ao roteirista Scott Z. Burns e a produtora Participant num novo projeto: uma campanha de conscientização.

Os atores Matt Damon, Kate Winslet, Laurence Fishburne e Jennifer Ehle gravaram vídeos para compartilhar informações baseadas em evidências científicas a respeito do covid-19, em que comparam a situação real com o filme e oferecem conselhos para ajudar as pessoas a protegerem a si a mesmas e as suas comunidades contra a disseminação do vírus.

“Estou aqui para conversar com você sobre distanciamento social, algo que ouvimos muito na TV nas últimas semanas”, diz Damon em seu PSA (anúncio de serviço público). “No filme, eu interpretei um cara imune ao vírus hipotético que estava se espalhando pelo mundo. Então, algumas coisas para começar. Uma, que aquilo era um filme, e esta é a vida real. Não tenho motivos para acreditar que eu sou imune ao covid-19. E nem você, por mais jovem que você seja.”

Ele continua: “Este é um novo vírus, vai levar algum tempo para que nossos corpos e nossos médicos entendam e compreendam a melhor maneira de nos proteger. Novos vírus surgem o tempo todo, este não é o primeiro e não será o último. Então, a boa notícia é que já vimos coisas assim antes e, como resultado, emergimos mais fortes. E com o tempo, venceremos também. ”

Posteriormente no vídeo, Damon detalha o que é o distanciamento social e por que é crucial segui-lo.

Todos os PSAs foram escritos com orientação dos especialistas médicos que aconselharam Steven Soderbergh na produção de “Contágio”, incluindo Larry Brilliant, Mark Smolinski, Laurie Garrett e W. Ian Lipkin, que nesta semana revelou ter testado positivo para covid-19.

Disponibilizados no site da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia, os vídeos também estão disponíveis com legendas em espanhol. Veja abaixo.