Velozes e Furiosos 9: Volta de Han foi planejada como ajuste de contas

O diretor de “Velozes e Furiosos 9”, Justin Lin, que voltou à franquia após comandá-la entre o terceiro e o sexto filmes, comentou outro retorno importante do novo filme: do personagem de […]

Divulgação/Universal Pictures

O diretor de “Velozes e Furiosos 9”, Justin Lin, que voltou à franquia após comandá-la entre o terceiro e o sexto filmes, comentou outro retorno importante do novo filme: do personagem de Han (Sung Kang), revelado no primeiro trailer do longa. Segundo o cineasta, a decisão por trás da volta de Han não foi apenas um gesto para agradar os fãs, mas sim para fazer justiça ao personagem, morto em “Velozes e Furiosos 6”.

“Quando eu saí da franquia, senti que fizemos de modo apropriado e encerramos a jornada do personagem, mas algumas coisas aconteceram depois que não fizeram sentido para mim, então eu quis que ele voltasse e queria explorar o por quê”, disse o cineasta, durante a entrevista do lançamento do trailer – a Universal fez um evento grandioso para a revelação do vídeo, na sexta-feira (31/1), com direito até a show musical.

Lin provavelmente se refere ao fato de o assassino de Han, Deckard Shaw (Jason Statham), ter se tornado parte do grupo de Dominic Toretto (Vin Diesel) e até ganhado seu próprio derivado, “Velozes e Furiosos”: Hobbs & Shaw. Esta linha narrativa causou revolta entre os fãs da franquia, que taxaram a transformação de Shaw de injustiça, protestando nas redes sociais com a hashtag #JusticeForHan.

O pôster que destaca individualmente a volta de Han faz referência a esse tema. “Justiça está chegando”, diz o texto em inglês, que acompanha a imagem do ator Sung Kang.

Han Seul-oh, que soa como Han Solo, numa homenagem ao herói clássico de “Star Wars”, na verdade surgiu antes de estrelar “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio”. O personagem foi introduzido em “Better Luck Tomorrow” (2002), o primeiro filme dirigido por Justin Lin, e posteriormente incorporado à família “Velozes”. Não é à toa que o diretor tem um carinho especial por ele.

Mas Lin não está sozinho na admiração pelo personagem e seu intérprete. Na verdade, o arco de ajuste de contas foi planejado antecipadamente pelo roteirista e produtor da franquia, Chris Morgan.

O mentor da franquia detalhou seus planos para Han durante uma entrevista ao site Vulture sobre o spin-off “Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw”, em agosto do ano passado. “Vou dizer algumas coisas sobre isso. Primeiro, Han é um dos meus personagens favoritos no mundo de ‘Velozes’, sem mencionar que Sung Kang é um bom amigo. Nós o amamos tanto que quando ele morreu no final do terceiro filme, mudamos a linha do tempo para mantê-lo vivo por mais três filmes”.

E explicou: “Há um grande arco acontecendo. E esse arco é: Deckard Shaw e justiça para Han. Eu amo o fato de as pessoas estarem pedindo por isto. Fico feliz porque eu sinto isso também. É algo que queremos dar a devido atenção. É algo que estamos construindo. Há um toque disso neste filme [‘Hpbbs & Shaw’], uma frase que Deckard diz logo antes da batalha em Samoa: ‘Há coisas que eu tenho que reparar’. Isso foi escrito especificamente porque ele está pensando em Han”.

Morgan ainda acrescentou que o ajuste de contas deve se estender por vários filmes – não por acaso, “Velozes e Furiosos 10″ já está confirmado. “Queremos garantir espaço suficiente, porque é um grande super arco, uma história gigante que acho que o público abraçará e ficará feliz. É importante. A Justiça está chegando”, completou, usando, cinco meses atrás, as mesmas palavras do pôster revelado em janeiro de 2020.