Ray Donovan: Cancelamento na 7ª temporada deixa série sem fim

O canal pago americano Showtime decidiu cancelar a série “Ray Donovan” no final da sua 7ª temporada. “Após sete temporadas incríveis, ‘Ray Donovan’ concluiu sua exibição no Showtime”, disse o canal em […]

O canal pago americano Showtime decidiu cancelar a série “Ray Donovan” no final da sua 7ª temporada.

“Após sete temporadas incríveis, ‘Ray Donovan’ concluiu sua exibição no Showtime”, disse o canal em um comunicado divulgado nesta terça-feira (4/20. “Estamos orgulhosos de que a série tenha terminado em meio a uma audiência tão forte e com uma nota tão poderosa. Nossos agradecimentos mais profundos aos atores Liev Schreiber, Jon Voight, ao showrunner David Hollander e todo o elenco e equipe, do passado e do presente, por seu trabalho dedicado”.

O cancelamento significa que a série ficou sem final. O último episódio, exibido em 19 de janeiro, acabou num cliffhanger e deixou o destino de vários personagens em aberto. Por conta disso, centenas de fãs já estão protestando contra o canal nas redes sociais. “Foi um grande f***-se para os fãs”, resumiu no Twitter Steven Weintraub, editor do Collider, sobre a decisão.

Liev Schreiber, que interpreta o personagem-título, e Eddie Marsan, seu irmão mais velho na série, já demonstravam desconfiar desse destino ao convocarem os fãs, ao final da temporada, a pressionarem por um final junto à Showtime.

“A história não foi completada, a última página não foi escrita. Se vocês querem outra temporada de ‘Ray Donovan’, deixem a Showtime saber. O que quer que aconteça, foi uma honra participar da série”, escreveu Marzan em 22 de janeiro. “A verdade é que a decisão está nas mãos do canal”, ponderou Schreiber, mais pessimista, na mesma ocasião.

O cancelamento de “Ray Donovan” se junta ao recente final de “The Affair” e às despedidas de “Homeland” e “Shameless”, que terão desfechos apropriados ao longo de 2020.

O fato é que estas “aposentadorias” decretam o fim de uma era no canal pago americano. Graças aos cortes, “Billions”, que vai para a 5ª temporada, tornou-se a atração mais longeva ainda em exibição no Showtime. E não há notícias de encomenda de novos hits, à exceção do spin-off de “Penny Dreadful”, para substituir as grandes perdas citadas.