Mulan ganha novo trailer dublado eletrizante

A Disney divulgou um novo trailer de sua versão live-action de “Mulan”. O vídeo é apresentado como o último trailer cinematográfico do longa-metragem e capricha nas cenas de ação, com muitas coreografias […]

Divulgação/Disney

A Disney divulgou um novo trailer de sua versão live-action de “Mulan”. O vídeo é apresentado como o último trailer cinematográfico do longa-metragem e capricha nas cenas de ação, com muitas coreografias de lutas marciais que desafiam a gravidade. Há também elementos sobrenaturais, que enfim ganham destaque, enfatizando os poderes da bruxa criada especialmente para a nova trama.

A prévia resume a história conhecida, da jovem que se disfarça de homem para lutar no exército chinês no lugar do pai doente, já que cada família deveria contribuir com um guerreiro para a defesa do império. Mas não há humor, canções ou dragão falante. O que torna “Mulan” a mais diferente das fabulações recentes da Disney. A prévia chega até a parecer uma superprodução chinesa de wuxia. Ainda assim, imagina-se que o tema do empoderamento feminino, em grande evidência na sociedade ocidental atual, seja mais bem explorado por se tratar de uma produção americana.

Por sinal, “Mulan” será o primeiro filme de fábulas live-action da Disney dirigido por uma mulher, a neozelandesa Niki Caro (de “O Zoológico de Varsóvia”), após “Alice no País das Maravilhas” (2012), “Malévola” (2014), “Cinderela” (2015), “Mogli” (2016), “A Bela e a Fera” (2017), “Dumbo” e “Aladdin” (2019) terem sido comandados por homens.

O elenco destaca Liu Yifei (“O Reino Perdido”) como a heroína do título e dois grandes astros do cinema chinês de ação, Donnie Yen (“Rogue One”) e Jet Li (“Os Mercenários”), além do havaiano Jason Scott Lee (que viveu Bruce Lee na cinebiografia “Dragão: A História de Bruce Lee”), Jimmy Wong (“O Círculo”), Doua Moua (“Gran Torino”) e a célebre atriz Gong Li (“Memórias de Uma Gueixa”), que vive a bruxa capaz de virar águia.

A estreia está prevista para 26 de março no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.

Como a Disney brasileira disponibilizou apenas a versão dublada em português, confira também o trailer original americano abaixo.