Riverdale faz crossover-surpresa com O Mundo Sombrio de Sabrina

O episódio mais recente de “Riverdale”, exibido na quarta-feira (22/1), trouxe um crossover sutil com “O Mundo Sombrio de Sabrina”. No capítulo intitulado “Varsity Blues”, Betty (Lili Reinhart) realiza diversas entrevistas com […]

O episódio mais recente de “Riverdale”, exibido na quarta-feira (22/1), trouxe um crossover sutil com “O Mundo Sombrio de Sabrina”.

No capítulo intitulado “Varsity Blues”, Betty (Lili Reinhart) realiza diversas entrevistas com jogadores de times de futebol americano de outras escolas. E um deles é Billy Marlin (Ty Wood), um personagem recorrente de “O Mundo Sombrio de Sabrina”, que estuda na escola Baxter High – a escola de Sabrina na série da Netflix.

Esta não é a primeira vez que personagens das duas séries se encontram. Anteriormente, Ben Button (Moses Thiessen) apareceu brevemente em “Sabrina”, entregando uma pizza logo após morrer em “Riverdale”. Na época, o intérprete do personagem explicou que os eventos de “Sabrina” poderiam se passar antes de “Riverdale”, mas o criador de ambas as séries, Roberto Aguirre-Sacasa, preferiu deixar o mistério no ar.

Disponibilizada nesta sexta (24/1) na Netflix, a Parte 3 do “Mundo Sombrio de Sabrina” também é cheia de referências à “Riverdale”, com direito até a um personagem da família Blossom – sobrenome da ruivinha Cheryl Blossom (Madelaine Petsch).

Pra quem não sabe, originalmente a série da bruxinha teria maior ligação com o universo de “Riverdale”, mas acabou indo para a Netflix, em vez da rede CW – porque este canal preferiu apostar num remake de “Charmed” e achou que ficaria com muitas séries de bruxas.

Sabrina e Riverdale tem tudo a ver, porque a loirinha sombria surgiu na antologia “Archie Madhouse”, uma publicação da (futura) editora Archie Comics nos 1960, e logo foi promovida a coadjuvante da “Turma de Archie”, antes de ganhar sua própria revista. A abertura da atração da Netflix, inclusive, contém uma imagem do primeiro quadrinho de Sabrina, desenhado por Dan DeCarlo em 1962.

Também vale lembrar que, em sua primeira aparição televisiva, Sabrina foi apresentada como estudante recém-matriculada na Riverdale High School, passando a estudar com Archie, Jughead, Reggie, Betty e Veronica. Isto foi ao ar num especial televisivo animado de 1969, que originou a segunda série animada de “A Turma de Archie”. Relembre abaixo o comercial da estreia de Sabrina na TV, a abertura de duas séries crossovers e o clipe da mais famosa música da banda The Archies, “Sugar Sugar”, criada em homenagem à famosa aprendiz de feiticeira.

Para completar, nunca é demais lembrar que “Riverdale” é transmitida no Brasil pelo canal pago Warner, no mesmo dia de sua exibição nos EUA.