Clarice: Heroína de O Silêncio dos Inocentes vai ganhar série



A rede CBS encomendou o piloto de “Clarice”, um projeto de série centrada na detetive Clarice Starling, criada pelo escritor Thomas Harris em seu famoso livro “O Silêncio dos Inocentes”. A personagem rendeu um Oscar à atriz Jodie Foster, quando a obra foi adaptada para o cinema em 1991.

A série vai se passar após os eventos vistos nos filmes “O Silêncio dos Inocentes” e sua continuação, “Hannibal” (1999), encontrando Clarice Starling em 1993, depois de lidar com Hannibal Lecter. A trama vai revelar a história pessoal da personagem, que não foi abordada no cinema, enquanto a acompanha em novas investigações de serial killers.

O estúdio MGM tenta produzir “Clarice” desde 2011, mas precisou esperar o cancelamento da série “Hannibal”, na NBC, para conseguir tirar o projeto do papel. “Hannibal”, que contava a origem de Lecter, terminou em 2015 com a adaptação do livro “Dragão Vermelho”. A história ia chegar em “O Silêncio dos Inocentes” na temporada seguinte, mas não teve chances de introduzir a sua Clarice. O criador da atração, Bryan Fuller, ainda atentou convencer a NBC a lançar uma adaptação desse livro como uma minissérie, sem resultados.

“Clarice” está sendo desenvolvido por Alex Kurtzman e Jenny Lumet, que atualmente trabalham juntos em “Star Trek: Discovery”. Jenny é a filha do lendário cineasta Sydney Lumet (“Um Dia de Cão”) e iniciou sua parceria com Kurtzman ao escrever “A Múmia” (2017), fracasso dirigido pelo produtor. Por curiosidade, ela também trabalhou com o diretor de “O Silêncio dos Inocentes”, Jonathan Demme, como autora do roteiro de “O Casamento de Rachel” (2008).



“Após mais de 20 anos de silêncio, temos o privilégio de dar voz a um dos heróis mais duradouros dos Estados Unidos – Clarice Starling”, disseram Kurtzman e Lumet, no comunicado da produção. “A coragem e a complexidade de Clarice sempre iluminaram o caminho, mesmo que sua história pessoal permanecesse no escuro. Mas a história dela é a que precisamos hoje: sua luta, sua resistência, sua vitória. O tempo dela é agora e sempre”, acrescentam os produtores.

O roteiro do piloto de “Clarice” já foi escrito e teria entusiasmado a CBS, a ponto de a rede adiantar orçamento para a criação de uma sala de roteiristas, visando o desenvolvimento das histórias da temporada inaugural. Mesmo assim, a rede preferiu aguardar para ver o piloto gravado antes de encomendar oficialmente a produção dos episódios.

A próxima etapa será definir a intérprete de Clarice, que deve se tornar um dos papéis mais disputados da temporada de pilotos.


Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna



Back to site top
Change privacy settings